Conecte-se com a Torre

Crítica | Pantera Negra – O épico negro do gênero de heróis

Críticas

Crítica | Pantera Negra – O épico negro do gênero de heróis

image_pdfimage_print

Resultado de imagem para pantera negra

Pantera Negra, o primeiro filme com um herói negro como centro da história,  já está entre nós e além disso, Pantera Negra não tem apenas um personagem negro, mas com exceção de dois personagens, todos os outros são negros, contando com um elenco incrível  com: Chadwick Boseman, J. B. Jordan, Lupita, Danai Gurira e até uma surpresa: Daniel Kaluuya que não foi muito divulgado para o filme, mas surpreendeu em cena.

A narrativa é de certa forma simples. Apesar de ser extremamente fora dos “padrões Marvel“, neste filme,  diferente dos outros, vemos discursos políticos fortíssimos, mas sem tomar o brilho do enredo. Temos também algo que até  então no universo cinematográfico da Marvel era bem disfarçado ou ocultado: a morte de personagens, e neste onde os dois vilões do filme morrem, você  de fato percebe que o longa tem um peso maior além dos demais. Além de que ele ainda apresenta um conceito de vilão que está  sendo implantado no MCU desde ‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar‘, em que o antagonista tem suas próprias  aspirações e não está ali apenas para ser o vilão malvado. A narrativa em si não  impressiona muito, tem suas resoluções básicas para os problemas e lida com eles sempre da forma mais provável. Nenhuma surpresa.

É justo admitir que as atuações são de fato impressionantes e podemos perceber que todos estão inteiramente dedicados ao projeto e o carisma é visível no rosto de cada um. É bastante interessante a forma como eles dialogam e agem, mostrando que de fato eles mergulharam naquele universo e fazem parte dele, demonstrando saber o valor que carregam, adaptando os personagens e quanto aquilo pode ser importante.

A trilha sonora apresenta elementos do Rap e Hip Hop, no qual raramente vemos em filmes, mas nunca vimos em filmes de herói, o que torna original e fascinante, pois além de ser um filme sobre cultura de um povo na África, que vive bem melhor do que a população mundial de negros, ainda assim a trilha traz para a realidade dos negros todo aquele universo, e a música acaba sendo o elo entre a realidade e o surreal.

Os efeitos especiais formam sem dúvida um casamento incrível tanto com a fotografia, quanto com o figurino, que apesar de Wakanda ser um pais de primeiro mundo, ainda traz bastante das raízes africanas e de toda aquela cultura e valores. Sem dúvida Wakanda tem um cenário encantador. É digno uma ressalva ao diretor Ryan Coogler, que até então nunca havia trabalhado com CGI em suas produções e deve-se dizer que ele se saiu muito bem, pois os efeitos, as naves e as batalhas lembram bastante o primeiro Vingadores. O filme contém uma paleta de cores maravilhosa, sabendo contrastar bem as cores em cena sem fazê-las pular da tela ou atrapalhar a experiência.

Há apenas um ponto fraco. Em alguns momentos as cenas pareciam extremamente escuras, o que lembrava bastante as séries da Marvel produzidas pela Netflix. As vezes pareceu incomodar, mas nada de tão grave que estrague a experiência.

VEREDITO
O filme em si é ótimo em apresentar seus personagens secundários quanto os principais e mais importantes. Com críticas sociais bem elaboradas sem se tornar um filme didaticamente político, ele consegue se encaixar no meio termo entre a política, a fantasia e a realidade. Ao mesmo tempo em que Pantera Negra parece ser extremamente realista, ele ainda é uma fantasia muito bem feita, e damos graças aos seus colaboradores.

CONFIRA O TRAILER E A SINOPSE

Não recomendado para menores de 14 anos
Após a morte do rei T’Chaka (John Kani), o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong’o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

Comentários

Mais em Críticas

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways