Tudo sobre a revelação do Google Stadia na GDC 2019

 

O Google anunciou nesta terça-feira (19) o Google Stadia, a plataforma de games da empresa a ser lançada oficialmente até o final de 2019.

O anúncio aconteceu durante a conferência da empresa para desenvolvedores na GDC 2019, transmitida para o mundo todo através de streaming ao vivo no YouTube.

 

O nome tomou como inspiração o fato de pessoas se reunirem em ambientes para acompanharem outras pessoas desempenharem suas atividades, desde a Idade Média, passando por competições esportivas, até a atualidade, onde pessoas se reúnem em ambientes virtuais (internet) para acompanharem outras pessoas jogarem.

Segundo o CEO da empresa, Phil Harrison, o nome “Stadia” é o plural de “Stadium” (estádio), representando uma coleção de entretenimento no qual o espectador poderá diretamente fazer parte do mesmo.

Tido inicialmente como um console, o Stadia será um serviço de assinatura de jogos através do serviço da nuvem, e não terá nenhum hardware para ser adquirido ou utilizado para garantir seu funcionamento. O serviço funcionará através da considerável quantidade de Data Centers do Google espalhados pelo mundo.

 

Principais requisitos

Durante o período de desenvolvimento, quando o Google ainda trabalhava com o nome Project Stream, o serviço estava rodando com 60 fps/segundo, HDR e resolução 1080p. Até o final de 2019, o Stadia será lançado com suporte para resolução 4K. Em um futuro próximo, o Google prometeu que levará a resolução 8k e mais de 120fps/segundo para o serviço.

 

Além disso, outro ponto a ser destacado está na qualidade do desempenho que será oferecido pela GPU do serviço do Google. O Stadia será lançado com a capacidade de até 10.7 teraflops, representando mais que o dobro do PlayStation 4 Pro (4.2 teraflops) e um aumento considerável em relação ao Xbox One X (6.0 teraflops), considerado o console com o melhor hardware do mercado.

 

Controle – Stadia Controller

O único hardware que será lançado para o Stadia será um controle exclusivo. Com aparência que lembra os controles Pro do Nintendo Switch e o controle do Xbox One, o controle do serviço será lançado com três esquemas de cores diferentes.

Serão quatro botões convencionais no lado direto e o D-Pad no lado esquerdo, com analógicos nos dois lados e quatro botões acessórios na parte superior dos dois lados. No centro, serão quatro botões, sendo dois deles com comandos especiais: No lado direito, o botão Share permitirá captura de vídeo, foto e transmissão ao vivo do jogo para o YouTube de forma instantânea. No lado direito, o botão do Google Assistant, o qual será utilizado para ajudar o jogador a prosseguir no jogo, servindo como um “detonado” imediato.

Vale ressaltar que o controle do Stadia não terá utilização obrigatória, pois como o dispositivo será reconhecido via cabo USB, os controles dos demais consoles (PlayStation 4 e Xbox One, por exemplo) poderão ser utilizados para jogar no serviço do Google.

 

Métodos de utilização

Por não ter um hardware específico e funcionar na nuvem, o Google Stadia estará funcionando em todos os dispositivos possíveis através de uma conexão sem fios. Qualquer PC, notebook, tablet, smartphone, Chromecast ou TV terão disponibilidade para o funcionamento.

O vice-presidente e gerente geral, Phil Harrison, afirmou que o Stadia “haverá pouca exigência técnica” dos dispositivos, pois os Data Centers espalhados pelo mundo farão a maior parte do trabalho necessário para possibilitar o funcionamento estável dos jogos.

Não foi informado oficialmente qual será a velocidade mínima exigida de internet, mas há uma expectativa positiva depositada em torno do lançamento da internet 5G, a partir do final do ano, em alguns países.

 

Jogos

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Foram confirmados oficialmente apenas três jogos para o serviço. O primeiro deles será o Assassin’s Creed Odyssey, jogo que serviu como testes na fase de desenvolvimento (Project Stream) para o desenvolvimento do Stadia. O segundo a ser confirmado foi DOOM Eternal, o qual rodará na resolução 4K e 60 frames por segundo, além de tecnologia HDR. Por fim, o desenvolvedor Dylan Cuthbert (criador da franquia Star Fox) afirmou estar criando um jogo inédito.

O primeiro estúdio responsável exclusivamente para a plataforma será o Stadia Games and Entertainment, sob o comando da canadense Jade Raymond, fundadora da Ubisoft Toronto e criadora da franquia Assassin’s Creed. Novas parcerias serão anunciadas brevemente, e mais de 100 desenvolvedores seguem com kits de desenvolvimento em mãos.

Foi anunciado também o suporte com diversas Engines para desenvolvimento de jogos para o Stadia: Unreal, Unity, CryEngine, além de outros softwares como Havok, FMOD, Audiokinetic, Umbra, Ikinema, Improbable’s SpatialOS, Simplygon, Microsoft Visual Studio, Vulkan, dentre outros.

 

 

Cross-plataforma

O console terá suporte cross-plataforma, não apenas em relação a jogabilidade online, mas também com compartilhamento de saves entre os consoles. Porém, o Google não afirmou com quais consoles esta função estará habilitada. Depende de Microsoft, Sony e Nintendo as decisões para liberarem o cross-play com o Stadia.

 

 

Lançamento

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O Google Stadia será lançado até o final de 2019, nos Estados Unidos, no Canada, na Europa e na Grã-Bretanha, em uma data ainda a ser anunciada. A empresa estará presente na E3, em junho, onde poderemos ter mais informações em relação ao lançamento e aos jogos que estarão disponíveis inicialmente.

Não há previsão para lançamento no Brasil.