Marighella | Filme dirigido por Wagner Moura tem estréia cancelada indefinidamente
Nesta quinta feira (12), a O2 filmes pegou todos de surpresa ao anunciar que o filme Marighella, cinebiografia do guerrilheiro da ditadura, terá sua estréia comercial, antes marcada para o dia 2o de novembro, cancelada indefinidamente.
Foi divulgada uma nota dos produtores do longa explicando o ocorrido:
“Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, está cancelada. Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça”
O “trâmite”, no caso, trata de um resçarcimento de parte dos gastos do filme para a produtora, como é de praxe para produções financiadas por leis de incentivo. Vale lembrar que, em março deste ano, o Tribunal de Contas da União vetou o repasse de verbas para o setor audiovisual, sendo essa apenas a mais recente baixa dentre diversas produções nacionais.
O filme narra a vida do deputado, guerrilheiro e poeta Carlos Marighella, baseado em sua biografia escrita por Mario Magalhães e interpretado por Seu Jorge, em seus ultimos anos de vida como guerrilheiro na luta armada contra a ditadura militar. O filme, estréia de Wagner Moura na função de diretor, foi recebido com aplausos no Festival de Berlim, na Alemanha e estava em plena campanha de marketing, com trailers e posteres já presentes em cinemas.
Não foi dada nenhuma data de estréia posterior.