Conecte-se com a Torre

Primeiras Impressões | Super Platformer Gun – Entre blocos e nuvens

Destaques

Primeiras Impressões | Super Platformer Gun – Entre blocos e nuvens

image_pdfimage_print

Super Platform Gun é um jogo de plataforma baseado em puzzles lançado em 30 de setembro de 2019 pelo Expresso Studios (vai Brasil!!!) na Steam (Windows e Linux). É um jogo bem simples visualmente, mas com uma jogabilidade e mecânicas bem interessantes, que vão agradar aqueles que gostam de um jogos bem desafiadores.

Considerando as habilidades limitadas do autor, fica aqui apenas as primeiras impressões, em vez de uma análise mais completa, já que não foi possível terminar o jogo.

Em Super Platform Gun entramos na pele de Korokoro que está presa em um mundo cibernético  (ou seria o seu próprio subconsciente?). E sim, meus queridos temos um cachorro e “YOU CAN PET THE DOG!”.   A história é contada por meio de cut scenes bem interessantes e por frases apresentadas ao se coletar pastas no decorrer das fases.

You can pet the dog!

Korokoro precisa resolver os puzzles para ir avançando nos estágios (são mais de 120) utilizando uma pistola sem projéteis, que conjura dois elementos: blocos e nuvens, sempre em um número limitado. Os blocos são plataformas estáticas que funcionam como plataformas (duh!), já as nuvens se movem na direção em que são lançadas e permitem ao protagonista pular em cima das mesmas, mas apenas se utilizar o botão de pulo ao encostá-las. Esta mecânica de pulo nas nuvens é o maior desafio do jogo, pois leva tempo até acertar o timing para não atravessar a nuvem e cair como uma pedra sobre os espinhos. No entanto, tem-se o modo assistência, que pode ser ativado a qualquer momento, eliminando a necessidade de pular no momento certo sobre as nuvens, bastando apenas segurar o botão de pulo.

Nuvens e Blocos

 O jogo possui um sistema de salvamento por meio da coleta de disquetes em determinadas fases. No início estes disquetes aparecem com pouca frequência (o primeiro lá pela fase 30) que diminui a medida em que se avança. A música e sons dos primeiros estágios são simples e por vezes bem repetitivos, apesar de agradáveis. Os gráficos são bastante simples, em especial o plano de fundo das fases que são nada mais que sprites móveis repetidos ou até mesmo fundos estáticos em outras fases.

Disquetes de salvamento

Apesar da mecânica interessante, história intrigante, contada por meio de pequenas cut scenes e de frases apresentadas ao coletar pastas, nem tudo são flores: o sistema de pular nas nuvens exige bastante precisão e o level design de algumas fases deixam a desejar pelo nível de precisão exigido, interrompendo a fluidez do gameplay.

Super Platformer Gun é recomendado para aqueles que gostam de jogos bem desafiadores e não se importam com gráficos e sons mais simples, é divertido, mas exigem bastante paciência nas fases mais complicadas.

Super Platformer Gun está disponível no Steam (Windows e Linux), inclusive com uma demo e no itch.io.

Esta análise foi feita em com uma cópia cedida gentilmente pela Expresso Studios.

A primeira vez foi com Golden Axe, tão pequeno que precisava usar um banco para alcançar os controles do fliperama. Passou por todas as gerações de consoles e joga no PC desde 199. Fã de RPGs, jogos de corrida, indies e qualquer jogo com uma boa história.

Comentários

Mais em Destaques

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways