Conecte-se com a Torre

Dan Houser | Co-fundador da Rockstar Games está deixando a empresa

Notícias Games

Dan Houser | Co-fundador da Rockstar Games está deixando a empresa

image_pdfimage_print

Uma era está sendo encerrada na Rockstar Games. O co-fundador da empresa, Dan Houser, responsável pela criação das franquias GTA e Red Dead Redemption, estará deixando a companhia no final de março deste ano.

A revelação ocorreu com a divulgação de um documento oficial, confirmando um acordo de seu desligamento da empresa no próximo mês deste ano.

Dan Houser foi o principal roteirista de vários jogos da franquia Grand Theft Auto, incluindo GTA V, o terceiro jogo mais vendido da história dos videogames e extremamente ativo até hoje. Também foi responsável direto pela criação da franquia Bully e pelos roteiros de Max Pyne 3.

Houser nasceu em Londres em 1973. Filho de um advogado britânico e da atriz Geraldine Moffat, acabou estudando geografia na faculdade. Entretanto, sua vocação e de seu irmão Sam Houser era de contar histórias.

Interessado em tecnologia e já demonstrando proximidade com videogames, acabou conseguindo um emprego temporário na BMG Interactive em 1995 sendo responsável por testar CD-Roms. Acabou sendo efetivado um ano depois na empresa.

Durante esta época, os irmãos demonstraram interesse em um jogo chamado Race’n’Chase da DMA Design. Dan Houser recomendou que a BGM Interactive conseguisse um acordo como publisher, permitindo a mudança do nome antes do lançamento. Este jogo foi lançado em 21 de outubro de 1997 como Grand Theft Auto.

Um ano depois, a BMG acabou sendo vendida e foi comprada pela Take-Two Interactive em 1998. Sendo assim, Dan e Sam Houser se mudaram para Nova York e fundaram a Rockstar Games.

Depois, tudo foi história. Dan Houser foi creditado como produtor em todos os cinco jogos principais de GTA, além de ter sido roteirista.

Em uma entrevista para a Famitsu em outubro de 2011, Dan Houser afirmou que a franquia estava evitando de desenvolver jogos em FPS pois estava no “DNA” da empresa “evitar fazer o que os demais estúdios produziam“.

“Nossos jogos agora apresentam gêneros completamente diferentes dos que já existiam na indústria dos videogames. Nós colocamos gêneros novos com franquias como GTA. Se nós produzirmos jogos que queremos jogar, estaremos acreditando que outras pessoas estarão comprando.”

Entrevista em 2011 – Famitsu

Atualmente a Rockstar conta com filiais em Toronto, Londres, San Diego, New England, Lincoln, Leeds (Inglaterra), Bangalore (Índia) e Edinburgo.

Comentários

Mais em Notícias Games

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways