Sony e Microsoft apontam prognósticos de impacto na indústria dos videogames pelo coronavírus
Nesta quarta-feira (13) foi possível obter prognósticos de Sony e Microsoft quanto ao impacto do novo coronavírus na indústria dos videogames.
Com a pandemia espalhada pelo mundo, todas as empresas tiveram que adaptar suas condições de trabalho para seguirem com suas atividades.
Ainda que a produção não tenha sido interrompida, o trabalho final acaba sendo prejudicado por fatores especiais.
Sony
Em relatório financeiro divulgado nesta quarta-feira (13), a Sony Global afirma que o cronograma de lançamento do PlayStation 5 está mantido, mesmo com fatores extras como viagens internacionais restritas e trabalho em home office.
Além disso, o desenvolvimento de jogos exclusivos first–party também está ocorrendo como planejado. A Sony inclui no relatório que os seus parceiros seguem cumprindo o cronograma.
“Neste momento, não temos relatos de grandes problemas no processo de desenvolvimento de software de jogos para os estúdios próprios da Sony ou os estúdios de seus parceiros.”
Apesar do momento atual ter sido apontado como positivo, a Sony demonstrou sua preocupação com o futuro ao não realizar nenhum prognóstico sobre vendas do PS5.
Enquanto isso, foi confirmada a informação sobre a interrupção da produção de hardware do PlayStation 4, por problemas na importação de componentes.
Microsoft
Em entrevista ao Business Insider, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, disse estar mais preocupado com a indústria dos videogames em 2021, afirmando que este ano sofrerá o impacto de 2020.
As preocupações de Spencer vão além das equipes de desenvolvedores, afirmando que a paralisação total das gravações de áudio e capturas de movimento atrapalham bastante o trabalho.
“Se houve todo trabalho de captura e agora está na fase retoques em uma produção artística mais individual e em áreas como texturas e outras coisas, o jogo está em uma posição melhor
Agora, se estão esperando um trabalho enorme de áudio com sinfonias e outros elementos, as equipes terão que esperar. Lamento dizer que o progresso deverá ser feito nas áreas onde é possível.”
Phil Spencer, ao Business Insider
Quanto ao Xbox Series X, Phil Spencer afirmou que segue trabalhando confiante com o lançamento do console no final deste ano, sem oferecer prognóstico de vendas.