Conecte-se com a Torre

Bethesda é comprada pela Xbox Game Studios

Notícias Games

Bethesda é comprada pela Xbox Game Studios

image_pdfimage_print

ATUALIZAÇÃO 21/09/2020, 13:41

A Bethesda Softworks foi totalmente adquirida pela Xbox Game Studios, em anúncio de alto impacto feito pela Microsoft nesta segunda-feira (21).

Image
Foto oficial divulgada ressaltando a parceria

Um acordo foi estabelecido entre a Microsoft para adquirir todas as propriedades da ZeniMax Media, incluindo a Bethesda.

O estúdio é responsável por diversas franquias de sucesso na indústria, incluindo The Elder Scrolls, DOOM, Wolfenstein, Quake, Fallout, Prey, dentre outros.

Phil Spencer ressalta os anos de cooperação mútua entre ambas

Na nota oficial, a Microsoft destaca o longo relacionamento que possuía com o estúdio, estando envolvida nas produções do primeiro DOOM e na engine utilizada em he Elder Scrolls III: Morrowind.

Todas as franquias do estúdio serão adicionados ao Xbox Game Pass para console e PC em futuro próximo, além de alguns jogos não anunciados.

Todd Howard, chefe da Bethesda, comentou com entusiasmo à aquisição em uma longa carta divulgada no site oficial da Bethesda.

“Tive o enorme prazer de ter feito parcerias com as melhores empresas de tecnologia do mundo. Porém, nosso melhor e mais longevo parceiro de todos durante a minha carreira, foi a Microsoft.”

“A partir de hoje, estaremos fazendo parte da empresa deles, o que significa que alguns pensamentos pessoas agora serão visões compartilhadas.”

“Com o Xbox 360, a Microsoft nos permitiu desenvolver jogos indo além de ports do PC, nos introduzindo à nova geração de videogames na época. De Fallout 3 à Skyrim, nosso estúdio estava crescendo rapidamente e se expandindo com novos talentos.”

“Compartilhamos uma profunda crença no poder fundamental dos jogos, em sua capacidade de conectar, fortalecer e trazer alegria. E a convicção de que devemos levar isso a todos – independentemente de quem você seja, de onde more ou do que jogue. Independentemente do tamanho da tela, do controlador ou de sua capacidade de usar um.”

“Não poderíamos pensar em um grupo melhor de pessoas para fazer isso do que no Xbox. Temos amizades que remontam àqueles dias originais. De Phil a seus líderes seniores e suporte ao desenvolvedor, eles não falam apenas sobre colocar os jogadores em primeiro lugar, eles vivem isso com paixão.”

Todd Howard, chefe da Bethesda

Valores do negócio e impacto imediato na Bethesda

O jornalista do Bloomberg, Jason Schreier, afirma que o negócio saiu por cerca de US$7.5 bilhões (mais de R$20 bilhões). Significa três vezes mais que a Microsoft pagou pelo Minecraft.

Os estúdios parceiros da Bethesda (incluindo a Arkane Studios e a id Interactive) também foram adquiridos, já que a compra da Microsoft foi de toda a operação da ZeniMax Media.

Com esta notícia, pensava-se que haveria um impacto imediato em dois jogos específicos. Deathloop and Ghostwire: Tokyo deixariam automaticamente de serem exclusivos temporários do PlayStation 5 e lançarão ao mesmo tempo nos consoles next-gen do Xbox.

Entretanto, no início de tarde desta segunda-feira (21), Phil Spencer disse em uma entrevista que a Microsoft respeitará contratos firmados anteriormente, confirmando que os dois jogos seguirão tendo exclusividade limitada no PS5.

Em relação à exclusividade limitada ou fixa de novos jogos da Bethesda, Spencer disse que estará fazendo uma análise “caso a caso”.

“Quando pensamos em estratégia, seja em jogos ou em qualquer outra parte da Microsoft, cada camada tem que ser independente pelo que traz. Quando falamos sobre nosso conteúdo, queremos que ele esteja amplamente disponível”

Satya Nadella, chefe executivo da Microsoft

A ZeniMax havia sido fundada em 1999 por Robert Altman e Weaver Altman. Dez anos depois, comprou a Id Software (Doom e Quake) e adquiriu a franquia Fallout. Segundo a Microsoft, a estrutura de liderança da Bethesda seguirá inalterada.

Cabe ressaltar que esta notícia foi divulgada apenas um dia antes do início da pré-venda do Xbox Series X e Series S. Agora, a Microsoft possui 23 estúdios no total.

Comentários

Mais em Notícias Games

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways