Conecte-se com a Torre

Cyberpunk 2077 | CD Projekt Red se manifesta sobre crunch

Notícias Games

Cyberpunk 2077 | CD Projekt Red se manifesta sobre crunch

image_pdfimage_print

A CD Projekt Red se manifestou na manhã desta quarta-feira (30) sobre as acusações de que crunch obrigatório está sendo aplicado em Cyberpunk 2077.

Adam Badowski, chefe do estúdio, acabou confirmando que a equipe de desenvolvimento está sendo submetida à trabalhos extras, mas garantiu que haverá um pagamento adicional aos funcionários.

Além disso, garantiu que a maioria da equipe de desenvolvimento “entende” que o crunch era necessário, indicando que sua atitude houve aprovação da maior parte.

“Nas últimas 6 semanas estamos na reta final de um projeto em que gastamos muito tempo de nossas vidas nele, algo que estamos lidando com bastante cuidado. A maioria dos funcionários entendem que esse movimento…”

“Esta é uma das decisões mais difíceis que eu tive que fazer, mas todos serão compensados por cada hora extra trabalhada. Assim como nos últimos anos, 10% de nossos ganhos em 2020 serão divididos com toda a equipe.”

Adam Badowski, em nota oficial divulgada no Twitter

Nesta terça-feira (29), o Bloomberg divulgou um extenso artigo exclusivo com bastidores do desenvolvimento detalhando o crunch obrigatório, algo que não era de conhecimento público até então.

Alguns detalhes internos foram inseridos neste artigo, como por exemplo, um email escrito por Adam Badowski avisando à equipe sobre a implementação do crunch reconhecendo que seria criticado por isso.

“Toda a reprovação desta decisão será de responsabilidade minha. Eu sei que isso é diretamente o oposto sobre o que havia dito sobre crunch. É também o oposto sobre o que todos nós afirmamos sobre crunch e também é totalmente o oposto do que eu pessoalmente acredito. Mas observamos todas as outras soluções possíveis antes de tomar esta decisão.

Adam Badowski, em email interno distribuído à equipe de desenvolvimento de Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 não teria crunch obrigatório

Em entrevista realizada em 2019 pelo Kotaku, Marcin Iwiński (co-fundador da CD Projekt Red) havia garantido que não submeteria sua equipe à nenhum crunch obrigatório para encerrar o desenvolvimento. Aparentemente, 19 de novembro é a data limite para o lançamento do jogo mais aguardado do ano.

No dia 7 de outubro, a CD Projekt havia divulgado um vídeo comemorando o fato do jogo ter entrado na “fase final” de desenvolvimento.


Crunch: Termo utilizado pela indústria de videogames onde os funcionários são requisitados à trabalharem por horas ou dias extras para completar um projeto antes do deadline, a data final. Tradicionalmente, os funcionários acabam tendo que trabalhar até a madrugada, ou em finais de semana, para atingir metas estabelecidas pela empresa.


Cyberpunk 2077 será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X, PS4, Xbox One, PC e Google Stadia.

Comentários

Mais em Notícias Games

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways