Intel lança notebooks com placas Intel Arc

Depois de muita espera a Intel finalmente resolveu lançar as suas placas de vídeo dedicadas para notebooks, ou pelo menos uma parte delas. Intituladas de Intel Arc, as GPUs prometem bater de frente com a AMD e NVIDIA  e acirrar o mercado em 2022. Ao total, 3 linhas foram anunciadas, fazendo jus ao portfólio da companhia.

Intel Arc 3, Arc 5 e Arc 5 serão as primeiras linhas a serem lançadas pela Intel em 2022, mas por enquanto apenas a mais básica do segmento estará disponível hoje para notebooks. Todas as GPUs terão suporte ao ray tracing, DirectX 12, etc. A nomenclatura dos chips é similar ao que temos nos processadores com os Core i3, i5 e i7, e felizmente não deve fazer uma grande confusão na cabeça do público.

As placas dedicadas da Intel

Tabela de especificações (imagem: Intel)

Inicialmente apenas a Intel Arc 3 estará disponível ao público, enquanto as séries Arc 5 e Arc 7 só chega no início do verão americano. A Arc 3 trará as placas A350M e A370M, feitas para notebooks mais básicos, que de acordo com a Intel, deve rodar games mais simples, comos os League of Legends da vida em Full HD, qualidade alta e entre 90 a 100 quadros. Todavia, é necessário esperar por testes práticos – Intel envie para a Torre!!! – para termos um parâmetro mais correto de desempenho.

Gráfico de desempenho da série Intel Arc 3 (imagem: Intel)

Além disso, recursos para produtividade também estarão disponíveis nas GPUs, como codecs avançados para render (HEVC, VP9, AVC H.264, AV1, etc), suporte a resolução 8K e HDR. Para os jogadores, uma boa adição será o XeSS, tecnologia exclusiva da marca para competir com o DLSS da NVIDIA e o FidelityFX Super Resolution da AMD, e dar mais quadros aos jogadores usando técnicas de upscaling. No futuro a Intel ainda vai lançar as placas Arc para desktops, e isso definitivamente vai agitar o mercado de GPUs dedicadas.

Lançamento

O primeiro notebook que virá equipado com a Intel Arc 3 é o Galaxy Book2 Pro, da Samsung disponível nesta quarta-feira (30), mas devemos esperar lançamentos de outras marcas, como ASUS, Lenovo, Dell, HP, etc, num futuro próximo. Os preços ficam a partir de US$ 899, algo em torno de R$ 4.266,98 em conversão direta, sem impostos.

Fontes: The Verge