Hollywood parou! Entenda a greve dos atores e roteiristas.

Pela primeira vez em 60 anos Hollywood está paralisada. Na última quinta-feira (13), o Sindicato dos atores (SAG-AFTRA) se juntou ao o sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos (WGA) na greve contra Aliança de Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP), que é a responsável pelos grandes estúdios do país como Netflix, DisneyAmazon. Warner, NBC Universal e a Sony.

A greve vem depois de 2 meses sem respostas dos roteiristas que pedem condições melhores de trabalho e aumento do salário. O anuncio da greve dos atores aconteceu em uma coletiva de imprensa na tarde de quinta, a decisão do Sindicato dos Atores, que reúne mais de 160 mil astros de hollywood, foi unânime. A greve afeta a divulgação de filmes como Barbie e Oppenheimer, além de séries e filmes que estavam em produção.

Qual o motivo da greve?

Assim como os roteiristas, as principais reinvindicações dos atores incluem o aumento da remuneração mínima nas áreas do entretenimento e o aumento dos “residuais” – ou seja, a parcela dos lucros provenientes da exibição em TV, streaming e vendas de filmes e séries em mídias físicas. Basicamente esses “residuais” são uma fonte significativa de renda para muitos atores famosos e são especialmente importantes para séries de sucesso e longa duração, como Seinfeld, Friends, The Big Bang Theory e Grey’s Anatomy.

No entanto, é importante ressaltar que a maioria dos 160 mil profissionais representados pelo SAG-AFTRA, incluem atores menos conhecidos e figurantes.

Um ponto em comum entre atores e roteiristas é a limitação do uso da inteligência artificial em novos projetos. Em teoria, uma ferramenta de criação poderia planejar um roteiro do zero, com um roteirista humano contratado apenas para fazer pequenos ajustes e ganhando menos. Além disso, atualmente existem tecnologias que podem reproduzir cópias digitais de humanos para uso em filmes, séries e comerciais.

No entanto, mesmo que essa forma de trabalho ainda exija a autorização dos artistas envolvidos, o sindicato teme que haja um aumento no uso da IA, principalmente em trabalhos de figuração.

O que os atores não podem fazer durante a greve?

O SAG-AFTRA proíbe seus membros de continuarem exercendo suas atividades, seja em sets de filmagem ou eventos de divulgação, sob pena de multa e suspensão. Isso significa que, se um filme ou série estiver em processo de gravação, qualquer membro do elenco afiliado ao sindicato não poderá atuar durante esse período. Além disso, o sindicato também proíbe entrevistas, aparições públicas e qualquer tipo de ação que possa ser interpretada como divulgação dos projetos dos estúdios.

Além disso, divulgar projetos nas redes sociais, negociações e até mesmo trabalhos de narrações ou dublagens estão entre os itens da lista.

Quais projetos já foram afetados?

Além de Barbie e Oppenheimer que estavam em turnê de divulgação, filmes como Deadpool 3, Gladiador 2, Wicked e Mortal Kombat 2 são algumas das obras que tiveram suas produções paralisadas. O mundo do TV também vai ficar um tempo parado, como a segunda temporada de The Last Of Us e Sandman, a quinta temporada de Stranger Things e a terceira temporada de The White Lotus são apenas algumas das séries,

Besouro Azul sofre apenas com a sua divulgação, a atriz brasileira Bruna Marquezine, estrela do longa da DC, se manifestou a favor da greve em suas redes sociais, onde repostou uma mensagem do protagonista do longa e seu amigo, Xolo Maridueña.

“Estarei sempre ao lado de iniciativas que lutem pelo progresso da comunidade artística, seja no meu país ou no exterior. Como os atores não podem mais participar de qualquer divulgação de seus projetos até o fim da greve, o apoio dos fãs será fundamental para trazer visibilidade e o reconhecimento que Besouro merece. Serei sempre grata à minha família Besouro Azul, elenco e equipe. Estou com vocês”

O sucesso House of The Dragon é uma das poucas produções que vão continuar na ativa mesmo com a greve dos atores e roteiristas acontecendo. Pois como é filmada no Reino Unido e boa parte do seu elenco faz parte do Equity, o sindicato dos atores do Reino Unido.

Já a série da Amazon PrimeOs Aneis do Poder, correu com suas filmagens antes da paralisação dos atores ser oficialmente anunciada. E é bom relembrar que mesmo durante a greve dos roteiristas a série continuou com suas filmagens e a temporada foi finalizada sem a presença dos showrunners J.D. Payne e Patrick McKay.

Nomes como Mark Ruffalo, George Clooney, Meryl Streep, Jennifer Lawrence e Rami Malek, também falaram em apoio ao sindicato pedindo uma postura mais firme nas negociações contratuais, alegando que essas negociações atingiram um ponto crítico. Reivindicando uma variedade de questões, que vão desde o salário mínimo até saúde.

Os membros do sindicato votaram para autorizar uma possível greve se não houvesse um acordo sobre o novo contrato com os estúdios de Hollywood até 30 de junho. O prazo foi prorrogado, mas agora acabou. O presidente do sindicato divulgou um vídeo alegando progressos nas negociações, mas muitos atores não estão satisfeitos e exigem um acordo que atenda a todas as suas demandas.

O CEO da Disney, Bob Iger, que retornou ao cargo ainda no ano passado, criticou a greve e disse que eles não estavam sendo realistas em seus pedidos e negociações. Durante sua entrevista com David Faber, da CNBC, Iger afirma que a indústria ainda se recupera dos efeitos da pandemia, confira (Via Variety):

“Entendo o desejo de qualquer organização trabalhista de trabalhar a favor de seus membros para ser compensado de forma justa com base no valor que entregam. Nós conseguimos, como uma indústria, negociar um ótimo acordo com o sindicato dos diretores que reflete o valor que os diretores contribuem a este grande mercado. Queremos fazer o mesmo com os roteiristas, e gostaríamos de fazer o mesmo com os atores. Há um nível de expectativas que eles possuem que não é realista. E eles estão adicionando aos desafios que essa indústria já enfrenta, o que é, francamente, muito perturbador.”

Esta é a primeira vez desde 1960 que o sindicato dos atores e roteiristas aderem a greve ao mesmo tempo. Já a greve da WGA mais recente aconteceu em 2007 onde inúmeras séries famosas como Lost, Heroes, Pushing Daises The Office, Grey’s Anatomy, 30 Rock, Ugly Betty, Os Simpsons, Uma Família da Pesada e Breaking Bad acabaram sendo afetadas com algumas chegando a serem canceladas e outras as temporadas foram duramente afetadas.