Especial | O que faz One Piece ser tão amado?
Nesta quinta-feira (31) foi lançado na Netflix o Live Action baseado na obra de Eiichiro Oda, One Piece, e por mais que antes as pessoas – inclusive eu – estivessem com o pé atrás a respeito da série. Ela veio ganhando certo redenção com o passar do tempo por conta, especialmente, de seu elenco mega animado e dos trailers que mostravam que ela ia sim abraçar a “bizarrice” do anime/mangá.
Mas o que faz dessa obra tão longa (até o momento em que esse texto foi escrito o mangá está em sua 1091° edição e o anime se encontra no episódio 1074), ser tão amada e aclamada no mundo inteiro? Bom eu não tenho a resposta exata, mas posso dizer o que me levou a querer se tornar parte da tripulação de Luffy do Chapéu de Palha!
A jornada de Luffy do Chapéu de Palha começou a anos atrás (para nós meros mortais), mas em menos de 3 anos no mangá. Nesse meio tempo, o pirata de borracha, passou por inúmeras ilhas, enfrentou centenas de vilões e por mais que não esteja exatamente do lado certo da lei, já ajudou milhares de pessoas e fez novas amizades em cada lugar que passou.
Desde o início, fica claro que a cada membro tripulação dos Chapéus de Palha é o coração dessa história. Cada um dos mugiwaras tem a sua história, sonhos e personalidade contados aos poucos, formando um time distinto e cativante que vai muito além da tela. Conforme a obra anda é possível ver suas relações crescerem, resultando em uma relação emocionante de se acompanhar.
É difícil não se apegar a cada um desses tripulantes, criamos uma conexão que acaba sendo difícil não se apegar a esses personagens, e a medida que a história avança, torcemos bastante por cada novo membro que se junta ao bando, sentindo uma mistura de excitação e alegria à medida que eles se tornam parte essencial desse grupo.
A medida que novos membros vão entrando para a tripulação, o sentimento de família e união se aprofunda, criando uma narrativa que é simultaneamente íntima e épica. Acabamos torcemos por suas vitórias, chorando por suas perdas e compartilhando as suas alegrias, nos tornando oficialmente parte de sua jornada.
No entanto, One Piece vai além dos personagens carismáticos. A capacidade da série de explorar temas complexos, como ambição, justiça, liberdade e sacrifício, é uma das razões pelas quais ela permanece tão amada. Ao longo de sua jornada, os Chapéus de Palha se deparam com dilemas éticos e morais que desafiam tanto os personagens quanto os espectadores.
Tendo momentos marcantes como o arco de Alabasta, onde vemos a população nas mãos de Crocodile, que controlava a água do reino, no arco da Ilha os Homens Peixe, a série é bem aberta sobre o racismo sofrido pela espécie marítima por parte dos humanos e até mesmo corrupção governamental, que acaba sendo um tema bastante recorrente dentro da série.
Os Chapéus de Palha vão se deparando com dilemas éticos e morais em cada ilha, em cada parte desse novo mundo que eles vão desbravando. Arrumando desafios que tanto os personagens quanto os espectadores, acham uma certa profundidade, que proporciona uma dimensão adicional à narrativa, convidando-nos a refletir sobre nossos próprios valores e escolhas.
Mas talvez a marca registrada da série seja realmente sua comédia, muito bem dosada. Ela arranca gargalhadas do publico sem nem ao menos se forçar! A habilidade de One Piece em equilibrar momentos emocionantes e tensos, com uma comédia bem colocada é uma verdadeira obra-prima.
Temos algumas situações hilariantes em que os personagens se encontram e os diálogos espirituosos que compartilham trazem um alívio cômico que nos lembra a importância de encontrar alegria mesmo nas situações mais sombrias. Isso humaniza ainda mais os personagens e aproxima ainda mais do seu publico! Existem piadas em One Piece que ficam marcadas na memória para sempre.
Ainda mais para aqueles que chegaram agora ou simplesmente decidiram reassistir a série que está sendo dublada pela Netflix! A dublagem BR está tão fantástica, que chega perto da original, as sacadas e piadas sendo adaptadas para nossa língua está imperdível. Isso sem contar a escolha das vozes que caiu super bem em cada personagem da série.
A jornada dos Chapéus de Palha se assemelha à nossa própria jornada na vida, com altos e baixos, desafios e triunfos. E é quando você começa a querer fazer parte da tripulação, não é um mero desejo. É quando Eiichiro Oda conquista o seu coração com o poder desses personagens! Conectando com o público de maneira profunda e pessoal.
Sim “We are” parte dos Mugiwaras e acompanhar One Piece está sendo uma baita aventura!