Análise | Pacer – Veloz, furioso e quase perfeito

Adrenalina, o maior motor do mundo esportivo, dentre olimpíadas e corridas, milhares de pessoas no mundo acompanham esses eventos com o objetivo de sentir na pele a emoção do esporte. E para trazer este sentimento único a R8 Games trouxe Pacer, um jogo que tem como premissa homenagear clássicos como Wipeout e F-Zero e evoluir a formula, se tonando o ápice do gênero.

O maior espetáculo da Terra

Carros futuristas dando a largada em Pacer.
Largada de uma corrida

No ano de 2075, é criado um campeonato, no qual diversas empresas formam equipes para competir entre si e alcançar a vitória. Apesar de sua trama parecer simples, o jogo faz um ótimo trabalho de nos situar em seu mundo.Através de textos introdutórios de cada modalidade, temos exposto diversos fatos sobre este universo, tais quais como: historia das escuderias, explicações de cada torneio e modalidade e também alguns briefings que te situam no seu progresso como piloto.

Para começar a correr, você pode escolher entre jogo rápido e customizar uma corrida e jogar como quiser, também podes ir de cabeça no online e tentar a sorte com outros pilotos ao redor do globo(caso consiga encontrar alguma sala), ou escolher a carreira e experienciar torneios de diferentes categorias de velocidades e competições pelas diversas equipes do jogo.

Sem limites para a velocidade

Disputa de Velocidade em uma pista noturna

Quando uma corrida começa, Pacer mostra para que veio. Desde o controle dos veículos que é extremamente preciso, tendo diversas variáveis para se utilizar na pista, como o nível de aderência da sua nave que pode ser controlado pelo analógico, ou seu freios que te puxam para a direção do respectivo gatilho do controle, auxiliando curvas difíceis. E também temos o nitro que é acumulado durante a corrida, e boostpads espalhados pela pista que quando bem combados, geram um momentum de velocidade que pode ser quebrado por uma colisão, criando momentos incríveis, no qual temos que ponderar se o risco vale a recompensa.

Satawald a pista mais impressionante de Pacer

Porém, toda essa profundidade se mostraria em vão, se as pistas não fossem visualmente atraentes e divertidas de se percorrer, e é aí que Pacer demonstra sua maior virtude. As pistas do jogo são deslumbrantes, com paisagens vivas e coloridas, das Cataratas do Niágara à uma Cidade Dourada na Índia, é possível ver o esmero que os desenvolvedores tiveram ao retratar essas cidades numa estética cyberpunk.

Sobrevivendo até a linha de chegada

Combates entre dois veículos

Para vencer uma corrida, não basta ser o mais habilidoso, é preciso ter um controle da pista e de seus oponentes. É com isso em mente, que o game disponibiliza 5 naves como diferentes status, nas quais você pode customizar do seu jeito, trazendo diversas formas de se abordar uma corrida. Entre essas opções, você pode modificar o desempenho da sua nave, trocando componentes como o do motor, de seus escudos frenagem, dentre outros. Mas o que relente brilha nesse quesito é a customização de armas. São onze opções para escolher, das armas mais ofensivas como metralhadoras e misseis de longa distancia, até um arsenal defensivo que pode reforçar seu escudo, roubar vida do seu adversário e até apagar a visão dele por alguns segundos. Tudo isso pode ser personalizado com diversos modificadores que apresentam prós e contras para cada opção.

Cena do Modo Tempestade

Para aproveitar bem seu arsenal, Pacer carrega consigo uma diversidade de modos interessantes, como corridas contra o tempo num pista recheada de minas, uma corrida que a cada 20 segundos o ultimo colocado é eliminado, uma batalha pelo maior numero de eliminações, dentre outros. Porem nenhum outro modo se destaca tanto quanto o Tempestade, que trás uma dinâmica de Battle Royalle para as pista. Nele você vem equipado com uma arma de Fixação que vai roubando o escudo dos seus inimigos, você tem que sobreviver na zona segura, enquanto vai drenando seu adversários até sobrar o único campeão.

A melhor experiência arcade do ano

As favelas das pista El Muro

Estiloso e extremamente gostoso de jogar, Pacer supera as expectativas e se mostra não só como um sucessor de Wipeout, mas como o melhor jogo do gênero, trazendo ideias únicas e um polimento impressionante. Para os amantes de jogos de corrida arcade, este jogo não só é recomendado como obrigatório, pois ao experienciar essa obra, é fácil dizer que estamos diante do jogo definitivo deste gênero.

Pacer está disponível para PC, Playstation 4 e Xbox One desde 29 de outubro de 2020.

Esta análise foi feita na versão de Playstation 4. O jogo foi gentilmente cedido pela R8 Games para este review.

Fiquem ligados na Torre de Controle para mais análises como essa.