Análise | Separate Ways
Nosso querido Resident Evil 4 é importante demais para cair no esquecimento, e a Capcom sabe disso. Caso você não tenha se afundado no fundo da caverna de Platão neste ano, deve saber que em março a Capcom enfim lançou o aguardado remake de Resident Evil 4. E nesses últimos dias, o modo extra Separate Ways fora lançado como conteúdo adicional, para aqueles que ainda não estão satisfeitos e querem um pouco mais de RE4R.
Caso não tenham conferido anteriormente, temos uma análise pronta no site em relação ao jogo base. E claro, após ter mergulhado de cabeça na DLC e ter feito tudinho 100%, venho aqui trazer minhas impressões para os curiosos de plantão que pretendem investir um pouco nesse conteúdo extra. Vamos lá?
Ok, isso sim é uma DLC com conteúdo
Já é comum o ato de jogos modernos oferecerem conteúdos por DLC que, engraçadamente, pareciam ser conteúdos que deveriam estar no jogo base. Curioso que enquanto eu escrevo isso, me lembro que o Separate Ways estava presente no jogo original sem custos adicionais (mais ou menos, longa história…), então parece ser meio hipócrita criticar isso e usar Separate Ways do remake como exemplo, né?
Bem, não exatamente. Primeiramente que Separate Ways não estava no lançamento original/principal do Resident Evil 4 clássico, foi um conteúdo adicional lançado para as versões posteriores a de Gamecube. E claro, o Separate Ways do remake é uma coisa totalmente diferente do clássico, e honestamente, diferente para melhor.
Então, a venda separada desse conteúdo que era ”presente no original”, é justificável? Para mim, sim, mas acredito que vocês, meus queridos leitores, terão de tirar suas próprias conclusões até o fim do texto. Mas lembrai-vos que, o Separate Ways no jogo original não era lá um modo tão interessante e bem redondinho. Acredito que era só mais uma desculpa para fazer os players jogarem com a Ada, (o que é uma ótima desculpa, convenhamos) do que propriamente um conteúdo bem pensado e orquestrado. Aqui não, no Separate Ways do remake, nós temos um conteúdo de respeito.
Ok, agora vamos para o Separate Ways de fato
Primeiramente, quero sinalizar que a sua gameplay será totalmente diferente nessa campanha da Ada, afinal, ela está lá para cumprir uma missão um tanto diferente da do Leon. E essa mudança de ”objetivo”, se reflete na forma com que a Ada funciona durante a gameplay.
Então, o que a Ada faz? Tudo que o Leon faz, porém, com mais velocidade e elegância. Por ser menor que Leon, a personagem executa movimentos muito mais rapidamente e com maior abrangência de opções, principalmente pelo fato dela portar o seu gancho, que permite a nossa garota a acessar locais e atalhos que antes não estavam disponíveis na campanha de Leon.
Além disso, esse gancho afeta o próprio estilo de combate de Ada no jogo também. Com o gancho, você pode combar em inimigos atordoados a distância e, com os upgrades corretos, desarmar até mesmo os inimigos de escudo do jogo.
Velhos inimigos agora são novos inimigos
Se você é igual a mim, com certeza sentiu falta de alguns dos conteúdos cortados da campanha do Leon no Remake. Então, estou aqui para te dizer que, tudo que foi cortado, está agora presente nessa DLC. Sim, tudo aquilo que você sentiu falta no jogo original, re-adicionaram aqui para agradar a tudo e todos.
A coisa mais notória da DLC, é a implementação do segundo Verdugo, o qual ficou de fora na campanha principal, e a reinterpretação da sua presença como um perseguidor de Ada durante (quase) toda a sua jornada. Suas lutas são bem criativas e divertidas, e uma surpresa te aguarda no confronto final deste inimigo.
Em relação ao enredo/escrita da DLC, é óbvio dizer que ela incrementa e preenche as lacunas que permaneceram ambíguas, tanto no original quanto no plot do remake. O que é válido apontar como um gigantesco ponto positivo, é que o Separate Ways do remake, em relação ao clássico, dá mais nuance de personalidade e humanidade para Ada. Existem muitas surpresas agradáveis durante a sua campanha, e a cena pós-créditos me deixa curioso para o que está por vir no próximo remake.
Você vai rejogar isso… bastante
É difícil comentar a fundo em relação a tudo que a DLC tem a oferecer, porque, assim como no jogo original, Separate Ways é bem curtinha. Minha primeira campanha teve exatamente 4h de duração, e a parte engraçada é que assim que finalizei o jogo, comecei a segunda run no Profissional exatamente após os créditos terminarem de rolar.
Separate Ways é um conteúdo bem curtinho, mas recheado de re-jogabilidade. Muita coisa para saborear, e claro, muitas janelas de experimentação para realizar speedruns e conseguir aquela run perfeita com Rank S. Claro que os conteúdos extras para apimentar a experiência, estão lá. Unlocks para customização, roupas diferentes para os NPCs e a Ada (tem até o vestido do clássico), e óbvio, nossa querida Chicago como desbloqueio da run Profissional.
Te garanto que, muito amor foi depositado nessa campanha, e isso reflete nos detalhes que você vai encontrando durante a sua jogatina. Alguns deles são bem difíceis de encontrar, mas tente procurar coisas na qual o Leon interagiu durante a campanha principal. Talvez você terá algumas surpresas.
Ei, o Mercenários está completo agora
Opa, é válido mencionar também que, caso você adquira o conteúdo extra, seu modo Mercenários será atualizado com 4 personagens novos para jogar. Dois deles, nossos queridos Wesker e Ada e mais duas variações de Leon e Ada respectivamente. (joga com o Wesker, ele é quebradão)
Com certeza um dos jogos já feitos
Resident Evil 4 é um clássico imortal, e estará no coração de muitos para todo o sempre, inclusive o meu. O remake, sabiamente sabendo que nunca poderia reinventar o gênero, ou melhor, ultrapassar a sombra do jogo clássico, decidiu tomar rumos para ser uma coisa própria e diferente, ao mesmo tempo que respeita as suas próprias origens.
Dito isso, Resident Evil 4 Remake e Separate Ways são cartas de amor para os fãs da franquia e do jogo clássico que, na minha opinião, merece ser experimentado (assim como o clássico) pelo menos uma vez na vida por qualquer um que curta um vídeo-game.