Artigos Especiais - Games Games

5 Bons jogos com finais controversos

 

Este domingo, 19, foi um marco na cultura pop, um dos seriados mais aclamados dos últimos tempos chegou ao fim. Em 8 temporadas Game of Thrones foi  repleto de boas tramas, guerras, mortes e reviravoltas, só que o seu final não agradou a maioria dos fãs e deixou uma sensação amarga para aqueles que passaram os últimos 8 anos esperando sua conclusão.

Finais frustantes são comuns dentro do entretenimento, inclusive com nossos amados games, por isso vamos relembrar aqui 5 bons jogos que deixaram uma sensação, no mínimo controversa, em muitos de seus jogadores devido ao seu final. Lembrando que essa não é uma análise ou qualificação da qualidade dos jogos como um todo, afinal, assim como em GoT, grandes aventuras podem ter finais não satisfatórios para alguns. E claro, este artigo contém spoilers sobre os finais dos games citados, sem mais delongas, vamos lá:

Metal Gear Solid 2

Hideo Kojima é um ícone da industria dos jogos e MGS2 é um jogo excelente, apesar de dividir alguns fãs, na maioria apenas por causa de Raiden, o jogo tem personagens notáveis e inesquecíveis, jogabilidade refinada para época e uma bela trama. Mas seu final é controverso, ao chegarmos na conclusão de Sons of Liberty descobrimos que tudo era apenas uma simulação, que nosso Coronel é apenas uma inteligencia artificial e, unido a quantidade absurda de informações que a história transmite, deixou muita gente perdida e sem entender as coisas na época, nada surpreendente vindo de Kojima.

Prince of Persia (2008)

Prince of Persia é uma franquia de longa data que anda na geladeira e já viveu altos e baixos. O jogo lançado em 2008 para Xbox 360 e PS3 dividiu opiniões, desde o seu gameplay, gráficos, até seu final. Durante a aventura controlamos o “Prince”, já que não nos é revelado seu nome, e passamos todo o jogo libertando a Terra da corrupção de Ahriman, com ajuda de da feiticeira Elika. Mas na conclusão da história, após completarmos a missão de derrotar o grande vilão, o príncipe acha sensato simplesmente o libertar em troca da vida da feiticeira, fazendo com que absolutamente nada do que fizemos durante todo o jogo tenha válido a pena.

Super Mario 2

Uma das maiores franquias dos games é Mario, muitas vezes revolucionário, desafiador e sempre divertido, mas muitos de seus jogos tiveram conclusões que são um pouco decepcionantes. Porém, nenhum teve um final tão decepcionante quanto de Super Mario 2. No game podíamos escolher entre 4 personagens para jogar, o jogo era muito difícil e bem feito, um marco de sua época, mas, depois de tudo o que passávamos para conseguir completar o game, Mario estava dormindo, tudo era apenas um sonho, inacreditável.

Outlast

Considerado por muitos como um dos melhores jogos de terror dos últimos tempos, Outlast te coloca na pele de um jornalista investigativo, que seguindo a dica de uma fonte anônima, é levado até um hospital psiquiátrico bem macabro. O game é aterrorizante e assustador, o clima é muito tenso, até porque você não pode lutar, sua única opção é fugir e ele é perfeitamente casado bons momentos dos famigerados “jumpscare”. Mas seu final não agradou tanto assim, após horas te medo e calafrios, você está a ponto de fugir daquele inferno e é surpreendido por uma equipe policial muito bem armada que simplesmente acaba com sua vida, dando a entender que está possuído, te “recompensando” com a morte por sua jornada. Temos até uma melhor explicação disso na DLC do jogo, mas vamos combinar que ter de esperar, e pagar, por uma DLC para receber um final minimamente satisfatório não é nada legal.

Mass Effect 3

A conclusão da sensacional trilogia da Bioware causou a revolta de muitos fãs, inclusive a empresa precisou se redimir e lançar um final estendido para acalmar a comunidade, mas isso não muda a frustração inicial de quem completou o jogo sem essa “correção”. Mass Effect sempre levou suas escolhas em consideração, inclusive passando de um jogo para o outro, portanto, suas relações e até quem permanecia vivo dependia de suas decisões, nada mais justo do que esperar a grande escolha para o fim da trilogia. Essa escolha até aparece, você tem que decidir entre 3 opções que mudariam o rumo do universo, após decidir uma cutscene aparece mostrando uma explosão que espalharia sua decisão pelo universo, dependendo da sua escolha essa explosão é de uma cor, e depois, fim. Nada é mostrado, o jogo apenas acaba e você não sabe o que acontece. Devido a péssima repercussão a empresa lançou então o final estendido, explicando o que aconteceu dependendo de sua escolha, mas para quem já havia terminado o game aquela sensação de vazio tinha ficado marcado na alma.

E com vocês, algum jogo te decepcionou no final?