Artigos Especiais - Games Games

Overwatch 2 | Tudo o que você precisa saber sobre a sequência

Os rumores sobre uma possível continuação do famoso jogo de tiro da Blizzard, enfim, se mostraram verdadeiros. Overwatch 2 foi oficialmente anunciado durante a cerimônia de abertura da Blizzcon 2019 no dia 1º de novembro. A sequência foi revelada nos momentos finais do curta animado “Zero Hour”, com direito a demonstração de gameplay e algumas palavras de Jeff Kaplan, diretor do jogo, a respeito da continuação.

Com Overwatch 2, Jeff Kaplan e sua equipe querem redefinir o conceito de “sequência”. Porém, o que isso pode significar para os jogadores de Overwatch original? Por que dar continuidade ao nome do jogo? Ainda há diversas dúvidas a respeito do novo título da Blizzard, e é com o intuito de solucioná-las que a Torre de Controle preparou este artigo para resumir tudo o que sabemos até agora sobre Overwatch 2.

 

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA E UM NOVO MODO DE JOGO

A Terra está passando no momento pela sua Segunda Crise Ômnica, e Winston decide reunir novamente os membros restantes da Overwatch para ajudar a conter as rebeliões presentes em diversos países, como mostrado no curta animado “Recall”. Após impedirem o ataque do Setor Nulo em Paris (“Zero Hour”), Winston, Tracer e Mei se juntam ao resto da equipe, dando assim início a história de Overwatch 2.

Até o momento, toda a trama por trás do jogo era contada apenas através de curtas, quadrinhos e contos disponibilizados gratuitamente na internet. Agora em sua sequência, a Blizzard decidiu ouvir o pedido dos fãs e trazer mais conteúdo relacionado a sua lore, nascendo então o aguardado Modo História.

Overwatch 2 enfim dará continuidade aos eventos da história pós-Recall, ao trazer diversas partidas cooperativas que poderão ser jogados com personagens específicos para cada missão. E um dos eventos até agora confirmado e demonstrado na Blizzcon é a invasão do Setor Nulo no Rio de Janeiro, terra natal do personagem Lúcio, onde ele, Tracer, Reinhardt e Mei precisam destruir a fábrica de robôs do Setor Nulo para evitar mais catástrofes na cidade e em diversos outros locais ao redor do mundo.

É incluído também no Modo História, vários objetos extras que podem ajudar na jogatina da equipe, como escudo protetor de 360º, campo biótico de cura (como a do Soldado 76), entre várias opções, com todas elas mudando a cada partida.

MISSÕES COOPERATIVAS

As Missões Cooperativas serão semelhantes às missões disponíveis no evento Arquivos, presente no Overwatch original. Os jogadores irão se formar em uma equipe para realizar missões contra os bots, semelhante ao Modo História. Porém o modo cooperativo dará mais liberdade aos jogadores para que eles escolham e montem o time com qualquer herói desejado.

NOVO JOGO PvP

O Overwatch contém, no momento, 4 tipos principais de jogos PvP: Controle (capturar um único ponto até completar 100%), Ataque (capturar 2 pontos), Escolta (levar uma carga de um ponto para o outro) e Ataque/Escolta (capturar um ponto para liberar uma carga e levá-la até o ponto final).

A Blizzard apresentou, tanto para Overwatch 2 quanto para Overwatch 1, um novo modo PvP chamado de Avanço. Nele, os jogadores terão o mesmo objetivo, que consta em capturar um robô gigante presente no centro do mapa, para então empurrá-lo até a base inimiga. A equipe vencedora será a que levar o robô até o ponto final ou a que tiver percorrido uma distância maior que o time adversário.

CUSTOMIZAÇÃO DE HABILIDADES

Uma das novidade presentes apenas o Overwatch 2, é a customização de habilidade dos personagens. Conforme o jogador progride com um certo herói, seu nível vai aumentando e duas novas habilidades vão sendo desbloqueadas conforme o jogador vá atingindo o nível requerido, assim permitindo que o jogador escolha e personalize seu personagem de várias maneiras.

Até agora só foram demonstrados algumas das habilidades de Tracer, Reinhardt, Mei e Genji, mas todos os outros personagens também contarão com este sistema, que só estará presente nos modos História e Cooperativo, não contando com o modo PvP.

NOVOS HERÓIS E REMODELAGENS

Além das habilidades, a Blizzard irá continuar focando em trazer novos personagens para o jogo. Até agora foram confirmadas mais duas heroínas: Sojourn, uma heroína canadense que foi apresentada no modo “Tempestade Iminente”, presente no evento Arquivos de 2019; e a robô Echo, introduzida no curta animado “Reunião”, juntamente com a personagem Ashe (que foi disponibilizada semanas depois do curta).

Falando ainda de personagens, a Blizzard resolveu dar uma nova cara para todos eles. Com a remodelagem, o objetivo é deixar a aparência dos heróis mais cativante, detalhada e futurística, trazendo um estilo próximo à ambientação em que o jogo se passa.

No site oficial de Overwatch, é possível ver as diferenças que serão implementadas nos personagens. Até agora só foram revelados as versões finais dos seguintes heróis: Lúcio, Mercy, Reinhardt, Winston, Tracer, Genji e Mei, porém é possível checar também os novos visuais do Torbjörn e Bastion, conforme mostra um dos concept arts abaixo:

NOVOS MAPAS

Juntamente com os novos heróis, também serão disponibilizados novos mapas, tanto para os modos PvP quanto História. Até agora os novos locais confirmados são: Rio de Janeiro; (presente no Modo História), Toronto, Canadá (que virá junto com a personagem Sojourn); Gotemburgo, Suécia e Monte Carlo; França.

NOVA INTERFACE

Outra mudança visual presente em Overwatch 2 é a interface. Segundo os produtores, um dos objetivos a alcançar com o novo HUD é fazer com que o jogador ignore sua presença, deixando-o em um formato mais limpo e “fora de sua vista”.

Porém, a implementação da nova interface ainda não é 100% garantida, já que a Blizzard irá se basear nos feedbacks da comunidade e dos jogadores que experimentaram a demo de Overwatch 2 durante a Blizzcon.

E COMO FICARÁ O OVERWATCH ORIGINAL?

Como dito por Jeff Kaplan, o Overwatch 2 não será exatamente uma sequência, pois ele garante que a equipe não vai deixar o Overwatch original de lado. Os jogadores de ambas as versões irão compartilhar dos novos mapas e personagens, além do modo “Avanço”. Então, para aqueles que querem apenas aproveitar o PvP tradicional de Overwatch, não será necessário adquirir o segundo jogo.

Mas caso um jogador do Overwatch 1 decida migrar para o Overwatch 2, todo o progresso, cosméticos e conquistas do jogador não serão perdidos, e sim, transferidos.

Porém, o modo História e Cooperativo serão exclusivos do Overwatch 2. Ou seja, quem quiser aproveitar da trama de Overwatch com os amigos, terá que adquirir o jogo por um preço ainda não revelado pela Blizzard.

Até o momento, isso é tudo o que sabemos sobre a continuação. Sobre a data de lançamento, o diretor Jeff Kaplan revelou que Overwatch 2 será lançado após a chegada do 32º herói, mas que a prioridade da equipe no momento é garantir que o jogo “seja ótimo”.

Overwatch 2 será disponibilizado no PC via Battle.net, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

 

(Artigo escrito com a colaboração da Carol Blanco)

 

Viciada em café e Cowboy Bepop. Ela não curte muito a ideia de mostrar seu rosto.