Notícias Cinema

Kirk Douglas morre aos 103 anos

Kirk Douglas, um dos maiores ídolos da história do cinema, faleceu nesta quarta-feira (5) aos 103 anos. A notícia foi postada primeiro pela TMZ e confirmada pelo irmão de Kirk, Michael Douglas.

“É com enorme tristeza que meus irmão e eu anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo, ele foi uma lenda, um ator da era de outro dos filmes e que viveu bem nos seus anos dourados, um humanitário comprometido com a justiça e as causas que ele acreditou, as quais nos servem de inspiração.”

O ator iniciou sua carreira no cinema em 1941, mas logo acabou tendo que servir à Marinha dos Estados Unidos. A partir dos anos ’50, dedicou toda a sua vida aos filmes.

Para muitos, Spartacus (1960) foi a sua principal atuação na carreira. Também se destacou em O Invencível (1949), quando foi indicado a melhor ator no Oscar.

Também conseguiu indicações para melhor produtor em Cativos do Mal (1953) e Sede de Viver (1957), filme que fez com que Kirk Douglas recebesse o Globo de Ouro.

Além de boas atuações e conquistas pessoais, o ator também dividiu as telas com outros grandes nomes do cinema como Arnold Schwarzenegger em 1979, no filme de comédia Cactus Jack, o Vilão.

Recebeu do presidente Jimmy Carter em 1981 a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos, por conta de seus trabalhos humanitários.

Em 1991, Kirk Douglas sobreviveu a um grade acidente de helicóptero em 1991, saindo com fortes dores nas costas.

Por fim, um AVC em 1996 acabou deixando o ator com dificuldades de fala, forçando a aposentadoria.

Kirk Douglas deixou três filhos, sete netos e sua esposa Anne.