Olá intrépidos jogadores!!!
Após uma longa espera, finalmente iremos falar sobre um dos jogos mais aguardado de todos os tempos, isso dado que foram mais de 14 meses após o seu lançamento na pré-venda, em 02 de novembro de 2018 – curiosamente, dia de finados.
Eu mesmo, à época, fui um dos responsáveis pela queda dos servidores da loja online, tamanha era a expectativa pelo novo jogo. Também, não era para menos, tínhamos um ícone da décima arte, responsável por consolidar o estilo de jogo RTS, inserir conceitos de história e imersão nunca antes vistos, que propiciaram o surgimento de World of Warcraft, o maior MMORPG já criado, mas, sobretudo, que a partir de sua engine os próprios jogadores foram capazes de um feito inédito, criaram o MOBA, uma nova segmentação de estilo de jogo. E tudo isso seria reformulado para os dias atuais, com mais horas de cinematic e correções da linha de eventos da história a partir de novas missões. O próprio vídeo promocional fazia questão de destacar, em letras garrafais, o que estava por vir:
“Modelos e animações completamente redesenhados”
“Campanhas e mapas remasterizados”
“IU e editor de mundo renderizados”
“Recriado em resolução 4k”
Não tinha como dar errado, pois era a o selo de qualidade Blizzard que estava endossando este novo produto e então esperamos “pacientemente”, com um beta que já não agradou muito. Até que, em 28 de janeiro de 2020, enfim, baixamos os impressionantes 27GB de WARCRAFT III REFORGED.
Uma coisa é certa, nunca se falou tanto de um jogo em sua semana de estreia. Estamos sendo bombardeados por críticas negativas, de que o jogo não estava pronto, cheio de bugs, um engodo para gerar receita, de ser apenas uma skin malfeita, que a edição de mapas agora é de propriedade da Blizzard, que os direitos de consumidor não estão sendo respeitados e mais uma infinidade de situações que aparecem a cada dia.
E o que existe de comum em todas estas notícias é que, de fato, são verídicas, tanto que a própria empresa colocou em seu site um blue print para reembolso do jogo, além de uma nota de esclarecimento, em linhas gerais, sobre a situação atual e o que está sendo planejado para o futuro.
A situação é tão estranha que até uma análise técnica fica difícil de realizar, já que há relatos de jogadores com máquinas inferiores à recomendação mínima que rodaram sem problemas e jogadores com máquinas de configuração superior onde o jogo simplesmente não rodava.
É claro que, na grande maioria, o end game do jogo pode ser realizado e até mesmo é possível ver a tentativa de se melhorar os gráficos nos ângulos das câmeras e nos novos desenhos de alguns personagens principais. O próprio Grommash estava perfeito, muito parecido com o que vemos na expansão de WoW, Warlords of Draenor, porém, quando chegam as cutscenes percebemos o descaso através dos vídeos medíocres, onde só aplicaram uma simples correção a fim de ajustar a resolução para os novos monitores. Nem mesmo a luta entre Arthas e Illidan, que teve um acréscimo de tempo com novas performances, foi relevante.
Mas, o que nos resta? O reforged não pode ser recomendado nesta situação e nem podemos recomendar a versão clássica, pois conseguiram bagunçar o sistema de login que agora força os jogadores a adquirirem a nova versão, mesmo para quem já tinha adquirido a versão clássica em mídia física.
Acredito que devamos refletir sobre a situação até aqui. Tivemos o privilégio de viver em um tempo onde uma empresa chamada Blizzard nos ensinou o que é o respeito e o amor pelos jogos eletrônicos, elevando-os ao seu posto de arte.
Contudo, a ideologia da empresa foi substituída pelo lucro, que, em teoria, não é necessariamente boa ou má. A forma que nós jogadores lidamos com os jogos é que faz a diferença. Em outras palavras: se queremos jogos de qualidade, devemos investir nosso tempo, esforço e dinheiro em produtos que nos tragam a alegria de jogar, qualquer que seja o estilo ou modalidade. O prazer da competitividade deve residir dentro do jogo e não fora. Não devemos glorificar aquilo que está por vir ou que nos consome por recompensas medíocres, que por vezes são pagas.
Neste contexto, espero que o WARCRAFT III REFORGED seja o marco desta mudança de mentalidade.
Existe uma passagem de World of Warcraft que exemplifica bem todo este cenário e tenho certeza de que foi criada para tempos como este.
Bom jogo a todos e até o próximo login.
Este review foi realizado através de um cópia cedida gentilmente pela Blizzard. Warcraft III: Reforged está disponível para PC.