Conecte-se com a Torre

Warnermedia demite 800 funcionários, incluindo um terço da DC Comics

Sem categoria

Warnermedia demite 800 funcionários, incluindo um terço da DC Comics

image_pdfimage_print

Grandes mudanças ocorrem na WarnerMedia essa semana. Na segunda (11), e em meio à pandemia de COVID-19 o CEO Jason Guilar anunciou que 800 funcionários das diversas divisões do conglomerado da AT&T serão removidos. Isso segue o padrão do que ocorreu na Disney quando a multinacional adquiriu a FOX, em que mais quatro mil posições “redundantes” na Warner, ou seja, de departamentos que já têm equipe, foram terminadas.

Dentre as maiores demissões estão executivos dos setores de distribuição. HBO, canais por assinatura como TBS, TruTV, home vídeo (Sinal de que esse departamento está com dias contados) e de distribuição mundial de cinema. Além disso, há boatos de que a AT&T queira vender a Warner Bros. Games, assim como a plataforma e streaming de animes Crunchyroll. Tudo isso para maximizar os lucros com o negócio que já é garantido: Streaming online e entretenimento.

Então não é surpresa que o maior impacto dessas demissões foi na DC Comics. Fontes indicam que até um terço dos funcionários foram demitidos da editora, em um evento que está sendo chamado de Banho de Sangue DC. Entre eles estão Mark Doyle, editor da recém inaugurado selo Black Label, de graphic novels adultas, o editor Andi Khouri, a VP de estratégias de distribuição física e digital Bobbie Chase e Bob Harras, editor chefe da DC desde 2011, quando ajudou a lançar a iniciativa Novos 52. Ironicamente, ele foi o Editor-Chefe da Marvel na quando a concorrente declarou falência nos anos 90.

Alguns outros cargos foram remanejados, o publisher Jim Lee foi promovido para o cargo de CCO (Chefe comercial) e agora o cargo de editor chefe será dividido entre as editoras Marie Javins e Michelle Wells. Ambas tem experiências em distribuição digital e editoração de graphic novels, o que indica os planos para o futuro da editora sob o comando da AT&T. Isso aponta para um futuro muito mais focado em quadrinhos digitais e graphic novels.

Nessa mudança, foram canceladas 8 revistas mensais, incluindo Jovens Titãs, Justiça Jovem, Gavião Negro, Liga da Justiça Odisséia e Aquaman. Isso deve acabar de vez com a relação da DC com as comic shops americanas, que são o principal ponto de venda de quadrinhos.

Agora o que importa para a Warner é alimentar seu serviço de streaming. Todo o resto é secundário.

Em entrevista, Jim Lee também confirmou que o serviço de streaming DC Universe será cancelado, e as suas séries exclusivas Stargirl, Arlequina, Titãs, Patrulha do Destino, Justiça Jovem e Monstro do Pântano, serão transferidas para o HBOMAX. Todos os funcionários do serviço foram dispensados.

Essa situação é séria, não só porque agora 800 funcionários estarão desempregados em meio a uma pandemia, mas porque isso acontece a duas semanas do DC Fandome, evento virtual da Warner que mostrará diversas novidades de todos os setores da editora. Essa notícia com certeza vai azedar o ambiente.

E para finalizar, o Jim Lee assegurou que a AT&T ainda segue comprometida na produção de quadrinhos.

Eles não querem que nós paremos de publicar quadrinhos. Quadrinhos servem vários propósitos e um deles é que são uma ótima forma de incubar idéias e criar a nova grande franquia. Queremos continuar isso. Por que parar isso? Por que parar de criar ótimo conteúdo quando ele pode ser usado em todos os setores“.

Jim Lee

Agora fica claro qual é o valor da editora para a Warner/AT&T: Ser uma fonte de propriedades intelectuais para serem exploradas em cinema, TV e video jogos, o que da dinheiro de verdade.

Comentários

Mais em Sem categoria

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways