DualSense tem funções explicadas por desenvolvedores

Um novo post sobre o DualSense foi divulgado nesta quinta-feira (20) pelo PlayStation Blog, onde desenvolvedores falam mais sobre o controle do PS5.

A publicação esteve focada na utilização do feedback hepático e imediato que os sensores do controle receberão de acordo com os acontecimentos nos jogos.

Dark souls

Um dos exemplos foi citados foi Demon’s Souls. Gavin Moore, diretor criativo da SIE Japan Studio, explicou que os sensores do controle estarão reagindo nos combates entre espadas.

“Esse feedback sensorial extra através do controle permite que você saiba que seu ataque acertou em cheio e que sua defesa no momento perfeito foi um sucesso, para que você possa reagir mais rápido e com mais decisão.

Nunca pudemos fazer isso antes com os analógicos. Antes disso, não conseguíamos replicar a sensação de metal batendo em metal ou de fogo crepitando em sua mão enquanto você conjura magia”

Gavin Moore
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
Divulgação (Sony)

Spider-Man: Miles Morales, um dos jogos de lançamento do PlayStation 5, também foi mencionado no post. Os desenvolvedores utilizaram vibrações em “alta quantidade” para indicar o Sensor-Aranha.

“Estaremos sugerindo aos jogadores de qual direção os ataques estão vindo, fornecendo feedback tátil da direção apropriada no controle sem fio DualSense

Ao segurar o botão Quadrado para fazer um Venom Punch, você sente a bioeletricidade do Homem-Aranha crepitar do lado esquerdo do controle, culminando no lado direito com o impacto”

Brian Horton, diretor criativo de Spider-Man: Miles Morales
Deathloop
Divulgação (Sony)

Outro exemplo utilizado para ressaltar as qualidades do DualSense foi Deathloop, novo jogo da Arkane. O principal destaque aqui consistirá no travamento dos gatilhos R2/L2 quando a arma ficar emperrada.

“Fazemos muitas coisas para que as armas sejam diferentes umas das outras. Um que eu gosto é bloquear os gatilhos quando sua arma emperra, para dar ao jogador um feedback imediato antes mesmo da animação começar, o que avisa ao jogador (de uma forma física) que ele deve destravar a arma”

Dinga Bakaba, diretor criativo de Deathloop
Ratchet & Clank: Rift Apart

Por fim, o diretor criativo de Ratchet & Clank: Rift Apart, deu um exemplo de como uma arma poderá se tornar mais fatal dependendo da forma que o jogador utilizá-la.

Se quiser uma explosão maior, você deverá puxar o gatilho através de um ponto de resistência, disparando duas balas ao mesmo tempo.”

Marcus Smith, diretor criativo de Ratchet & Clank: Rift Apart

DualSense será o controle padrão do PS5, o primeiro console da Sony à não utilizar o famoso DualShock, que recebia adaptações desde o PS1.

No artigo original (em inglês), outros jogos foram mencionados como Ghostwire: Tokyo, Gran Turismo 7 e Godfall.

O PlayStation 5 será lançado no final de 2020.