Imposto sobre consoles é reduzido. O que isso quer dizer?

O anúncio de que acontecerá a segunda redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais nesta segunda-feira (26/10) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (27/10).

Isso significa que o preço dos impostos sobre os consoles, partes e acessórios de consoles, e também máquinas que possuam tela incorporada, portáteis ou não, irão diminuir no país. Ainda assim, é válido lembrar que o preço do dólar é apenas um dos outros fatores que afeta o preço dos jogos e consoles.

Assim, apesar das chances dos preços de lançamentos como o PlayStation 5 e o Xbox Series X terem alterações, também é possível que o Brasil mantenha a posição de segundo país com o PlayStation 5 mais caro no mundo. Como a notícia ainda é recente, as empresas ainda não se pronunciaram, porém é válido lembrar que em 2019, quando os impostos diminuíram de 50% para 40%, o preço do PlayStation 4 e os acessórios também diminuíram.

O novo decreto declara a redução de:

  • 40% para 30% no caso de consoles e máquinas de jogos;
  • 32% para 22% no caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela;
  • 16% para 06% no caso de máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.

Fonte: Tecnoblog e The Enemy