Jocelyn Mettler, o rosto de Abby em The Last of Us Part II, fala sobre o apagão no Amapá

Desde terça-feira (9) o Amapá está sem energia elétrica devido um incêndio na subestação do Estado, localizado na Zona Norte da capital, Macapá, que alimenta 14 dos 16 municípios amapaenses.

Imagem capturada pelo jornalista Danilo Santos

A falta de energia no estado provou o colapso nas cidades o que resultou na falta de água encanada e alimentos estavam estragando devido a ausência de gelo para conservá-los. Os amapaenses, mesmo em plena pandemia, se aglomeravam nos comércios dos bairros em busca de água potável e gelo. Lugares com geradores de energia (shoppings e supermercados) eram lotados por cidadãos que carregavam a bateria de seus aparelhos.

Imagem fornecida pelo jornalista Danilo Santos

Somando mais de 50h sem energia e com poucas redes de telefonia funcionado, a população decide protestar nas ruas.

Imagem fornecida pelo jornalista Danilo Santos

O apagão no Amapá chama atenção de Jocelyn Mettler, o rosto de Abby em The Last of Us part II, depois de Gustavo Albuquerque pedir para Jocelyn usar sua conta para dar visibilidade ao caso. Jocelyn se manifesta sobre a situação: “O Estado brasileiro do Amapá está sem energia há 5 dias e parece que ninguém está falando sobre isso.#SOSAmapa se alguém tiver um link de doação, agradeceria se você pudesse postá-lo aqui“, diz.

Nesse momento, o estado do amapá ainda se encontra mais de 110h sem energia e mais 26h em revezamento de luz entre os bairros. Doações são realizadas pelo Estado vizinho, Pará, além das vaquikinhas para ajudar famílias prejudicadas pelo apagão:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sms-apagao-amapa

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/acao342-solidariedade-ao-amapa-movimento-342

Jornalista em formação. Aspirante a Escritora. Videogames sempre fizeram parte da minha vida.