Conecte-se com a Torre

Análise | VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO PSYCHONAUTS?!

Análises

Análise | VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO PSYCHONAUTS?!

VOCÊ TEM O QUE É PRECISO, RECRUTA?

SEGUINTE, eu não quero choradeira, muito menos escutar de algum de vocês que quer a mamãezinha aqui! NÃO EXISTE ESSA NO ACAMPAMENTO DOS PSYCHONAUTS.

Você está na SELVA meu amigo, e aqui eu farei de você um grande homem, ou uma grande mulher… ou talvez, VOCÊ VAI SER O JANTAR DO MEU CACHORRO. A verdade, é que eu não estou com saco pra isso aqui, então, VAMOS LOGO COM AS FORMALIDADES, DONZELAS?

NÃO SE ESQUEÇAM DE FAZER O CABEÇALHO: dia 19 de ABRIL de 2005 e NÃO DOGEN, você NÃO pode comer a prancheta do amiguinho! Antes de mais nada, é necessário informar para vocês que nosso patrocinador se chama Double Fine Studios, e está fornecendo uma vantajosa barganha de produtos PSYCHONAUTS para vários lugares! Inclusive um jogo, que está disponível para Xbox, PlayStation e plataformas de PC. E… pera lá, já tem até sequência?! MAS O QUE ELES ESTÃO PENSANDO, DIA 25 DE AGOSTO DE 2021?! ISSO É DAQUI 16 ANOS!!!

Esqueçam isso, eu viajei aqui. Mas sem mais delongas, HOJE VOCÊS ENTENDERÃO O QUE SÃO AS VERDADEIRAS PROEZAS DE UM PSYCHONAUT, MEUS QUERIDOS!

PRIMEIRA LIÇÃO: BATA FORTE, MAS TENTE NÃO APANHAR TANTO

UM PSYCHONAUTS NUNCA FUGIRIA DESSE DESAFIO

SEGUINTE, eu acho que não preciso ser a mãezinha de vocês e ensinar que violência é algo ruim, não é? MAS É AI QUE VOCÊ ESTÁ ERRADO! Nesse acampamento, o que você vai mais fazer, é dar porrada em alguém! A partir de amanhã, VOCÊS TODOS levantaram cedo e malhar essa bunda magra.

Um verdadeiro Psychonaut não tem corpo mole! Aqui você pulará e enfrentará os maiores obstáculos da sua vida, e um corpo saudável e musculoso é ESSENCIAL. Estamos falando de PLATAFORMAS! Vocês já jogaram Mario, né? ENTÃO VOCÊ VAI APRENDER A PULAR E QUEBRAR OS OUTROS NA PORRADA!

Mas calma, calma. Para toda essência de um verdadeiro guerreiro existem lições de defesa, não é? ENTÃO, EU LHES DIGO QUE A ÚNICA E VERDADEIRA DEFESA É A SUA MENTE!

SEGUNDA LIÇÃO: MENTE VAZIA NÃO É OFICINA DE NINGUÉM

PENSE COMO UM PSYCHONAUTS!

ENTENDA UMA COISA, se a sua mãezinha ou papaizinho te colocou aos meus cuidados, QUER DIZER QUE VOCÊ LANÇOU SEU IRMÃO PELA JANELA COM A FORÇA DA MENTE! A menos que você seja o Dogen e tenha evaporado metade do bairro, aí é um caso a parte…

MAS O QUE EU ESTOU QUERENDO DIZER É: um verdadeiro Psychonaut tem a sua mente como principal arma! Estamos falando de TELECINÉSIA, queimar um graveto com a FORÇA DA MENTE e, até mesmo, ENXERGAR COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVERIA ENXERGAR.

Isso aqui não é um acampamento de escoteiros comum, NÃO! O intuito é vocês aprenderem a lidar e domar os seus poderes, que sabe-se Deus como vocês conseguiram! E essa é uma das coisas mais importantes, não esqueçam de conferir o capítulo 6, na página 721, do Livro Três de Teoria Psíquica. E SEM PREGUIÇA, EU VOU COBRAR ISSO NA PROVA MÊS QUE VEM!

OUTRA COISA, precisamos combinar e marcar os psicólogos de cada um de vocês, pois QUALQUER trauma, por menor que seja (até mesmo de fazer xixi na cama), é o suficiente para você ter um BLOQUEIO nos seus PODERES! ENTÃO, EU QUERO VER CADA UMA DE VOCÊS, DONZELAS, SUPERANDO ESSES MEDOS EM!

TERCEIRA LIÇÃO: PROBLEMAS CRIATIVOS DEMANDAM SOLUÇÕES CRIATIVAS

OLHA SÓ, eu NÃO ESTOU pedindo para você ser um Pablo Picasso ou um Michelangelo da vida, e também seria impossível, PORQUE VOCÊS SÃO RECRUTAS IMPRESTÁVEIS! Mas a verdade é: nos confins da mente humana existe todo tipo de situação!

Vocês aprenderão a entrar na mente de seus companheiros, e estudar os processos que constroem cada um! Afinal, cada um é um ser único, logo… você encontrará SITUAÇÕES ÚNICAS. E a solução tem que vir através da criatividade, e do seu ENTENDIMENTO das coisas! Talvez, para acessar a mente de um MONSTRO, você precise ENTENDER as artes de um outro professor? JÁ PENSOU NISSO?!

Nosso mundo é colorido e lindo, talvez um pouco deformado (não olhem pro Dogen), MAS ESSE É O NOSSO CHARME! VIVEMOS NUMA NOVA ERA, BABY! O nosso badalar é pop, e isso é perfeito! Tenho quase certeza que as crianças de vocês irão adorar as músicas da nossa época no futuro.

PORQUE É EXATAMENTE POR CONTA DISSO, A GENTE É ESTRANHO, E O QUE É ESTRANHO VAI SER MAIS LEGAL AINDA NO FUTURO, NÃO É?!

QUARTA LIÇÃO: ATIVIDADES RECREATIVAS SÃO RECOMENDADAS!

Há muito o que fazer pelo acampamento, meus queridos! Não ache que ficarão apenas apanhando com as lições, pegue um tempo para sí! Há muitas atividades recreativas pelo parque e você com certeza gostará de fazê-las, POIS UM PSYCHONAUT PRECISA DISSO!

Você gosta de encher o saco dos seus companheiros? Por que não, vá e faça! Gosta de caçar tesouros e trocar por guloseimas na lojinha? POR QUE NÃO?! Gosta de simplesmente sair por aí, e admirar a beleza inconformável do nosso mundo esquisito? MAS É ÓBVIO QUE SIM, de preferência compre o cartão de visita pra sua mamãe! A ideia é você aproveitar a sua estadia aqui! Já que provavelmente vai demorar uns bons anos pra você sair formado daqui… MAS ISSO NÃO IMPORTA, VÁ BRINCAR!

QUINTA LIÇÃO: …

NÃO HÁ NADA A SE APRENDER AQUI, VOCÊ SÓ PRECISA SABER QUE O MILKMAN É UM CARA BEM ESTRANHO!

ÚLTIMA LIÇÃO

Ok, vamos com calma agora e sair um pouco do personagem. Ei você, eu espero que tenha gostado dessa querida análise, que fiz para esse belíssimo jogo! Psychonauts é um jogo estranhamente louco e divertido e acredito que ele mereça uma abordagem a altura.

O jogo original pode ser antigo, mas envelhece igual vinho e acredito que deva ser um título OBRIGATÓRIO para amantes de plataformers e jogos de aventura. Nesta mesma semana, estaremos recebendo a tão desejada sequência desse clássico cult. E essa análise é um definitivo lembrete do PORQUÊ de você ter que jogar esse majestoso título.

Análise | Psychonauts

por Otávio Caniato

Jogabilidade
Arte
Trilha Sonora
Narrativa

Veredito

Psychonauts é um clássico inegável. A cada ano que passa, envelhece e fica melhor ainda. Um título obrigatório para todos os públicos.

4.8

Conhecedor dos estudos históricos, amante da arte dos vídeo-games, streamer, ex pro-player de HearthStone, ilustrador e escritor.

Comentários

Mais em Análises

Topo