Conecte-se com a Torre

Análise | Rover Mechanic Simulator – Um mecânico em Marte

Análises

Análise | Rover Mechanic Simulator – Um mecânico em Marte

Se você é um fã inveterado de exploração espacial, tecnologia e um entusiasta dos Rovers que nesse exato momento estão explorando Marte, saiba que você pode se tornar o mais novo mecânico dessas belezinhas tecnológicas de exploração com esse simulador que promete te imergir nesse cenário empolgante.

O Rover Mechanic Simulator é exatamente o que o nome diz: Um simulador de mecânico de Rover. Só isso mesmo.

Normalmente esses jogos de simulação são bem simples e vão direto ao assunto, porém, sempre existe uma história pra justificar o gameplay, não é esse o caso de RMS (sigla que eu acabei de inventar pro game em questão). Aqui as coisas são muito diretas e sem justificativas: Eles colocam um Rover na sua frente, te indicam os locais a serem reparados e é isso. O jogo consiste em, basicamente, colocar as peças certas nos lugares certos, apertar os parafusos adequados e, caso você não tenha alguma peça específica ou tenha problemas com algumas delas, não se preocupe, existe uma impressora 3D que funciona tipo um Deus ex machina e o problema estará resolvido. Outra questão que incomoda um pouco é que não há como testar na prática se o Rover está funcionando, não há uma animação nem nada do tipo, o que é meio brochante quando se é um mecânico, você só fica sabendo que deu errado quando o Rover volta pra garagem e você tem que consertá-lo de maneira apropriada. Existem outras máquinas que você consegue ver na garagem, porém, seu trabalho está restrito aos Rovers, é isso e pronto!

Outro problema que encontrei durante o gameplay são os controles. Joguei em um Playstation 5 e em alguns momentos tive dificuldade para encaixar alguns parafusos no lugar certo por conta da falta de precisão do controle do jogo, isso pode realmente irritar quem tem pressa em colocar o Rover para rodar novamente.

Mas e os pontos interessantes?

O jogo tem um sistema de árvore de melhorias de habilidades e equipamentos onde você pode melhorar o desempenho da sua impressora 3d, pode fazer com que as peças que você pode adquirir fiquem mais baratas, etc. Isso faz com que o jogo tenha um maior apelo de objetividade e dá mais sentido a rotina de Mecânico. Outra coisa bacana é a configuração dos drivers do Rover que é um sistema de mapeamento de tensão com um Puzzle que se assemelha aos que o Peter Parker faz no laboratório no Spider Man de Playstation 4.

O ciclo é muito simples: conserte máquinas menores, ganhe experiência e evolua para máquinas maiores fazendo uma melhor gestão de materiais e tempo.

Rover Mechanic Simulator é um jogo de nicho; Poderíamos dizer que é um jogo de nicho dentro de um nicho mais específico ainda. Se você ignorar o fato de simplesmente não existir nenhuma história de pano de fundo, você conseguirá se entreter por algum tempo, até perceber que o ciclo que entrou, diferente de outros games, não é tão divertido assim por ser limitado e monótono.

O jogo está disponível para Playstation, Xbox, Steam e Nintendo Switch. Este review foi feito com uma cópia gentilmente cedida pelos desenvolvedores do Game.

Jogador de shooter, survival horror, horror games e todos seus sub-gêneros. Músico e fã de Queen, Muse e Avenged Sevenfold. Idoso de alma e amante de café.

Comentários

Mais em Análises

Topo