Ano de Copa do Mundo é sempre o momento ideal para se comprar uma TV nova e acompanhar os craques brasileiros em busca do sonhado sexto título. Como uma das muitas opções disponíveis, temos a Philips Android TV 4K UHD LED (50PUG7406), que cumpre muito bem a sua função, além de trazer o Android como seu sistema operacional, o que abre brecha para muitas possibilidades.
Instalação e controle
Uma das coisas mais difíceis foi tirar a TV da caixa. As instruções são bastante claras, mas demanda o dobro do espaço que o aparelho já cobra, já que é necessário deslizar para fora da caixa com ela próximo do chão. Para garantir que a tela não irá receber nenhum dedo diretamente, há uma boa proteção plástica. Depois é só instalar os pés, ficando um de cada lado do aparelho e ligar. Particularmente prefiro os aparelhos que possuem base no meio, mas nada que atrapalhe muito aqui.
O controle é bastante grande. Indo na contramão das concorrentes, que possuem controle mais minimalistas, o que vem com a Philips Android TV 4K UHD LED tem todos os comandos necessários. Botões numéricos, volume, entre outros, como os de controlar conteúdo em streaming, e atalhos para Prime Video, Google Play, Netflix e YouTube.
Design
Há pouco o que se comentar sobre o Design da TV. A sua frente é toda tela, mas a parte de trás, pelo menos pra mim, tem problemas. O local onde ficam as entradas é quase como um buraco na parte traseira. E ali precisam ser inseridos os cabos. Além disso, ele fica do lado esquerdo, mas mais pro meio do que nas laterais, e dependendo da onde a Philips Android TV 4K UHD LED estiver, será necessário a ajuda de outra pessoa para que um HDMI seja instalado, por exemplo.
Tela
A tela da Philips Android TV 4K UHD LED é excelente. Tanto para jogos quanto para assistir séries ou filmes, ela cumpre muito bem a sua função. Sua resolução é em 4K, o que vale também para as entradas HDMI disponíveis. Ela já vem com a tecnologia Dolby Vision, que potencializa o HDR.
Tanto para os videogames, testei um Xbox Series X, quanto para as séries e filmes, seu resultado é bastante satisfatório. O que me incomodou um pouco foram os LED que ligam a tela. Eles não deixam as partes pretas totalmente escuras, o que pode atrapalhar um pouco, mas no geral, é bastante satisfatório.
Som
Um dos pontos altos da Philips Android TV 4K UHD LED é o seu som. Ao testar com um decibelímetro, com a música Holy War, do Megadeth, o aparelho alcançou 86dB. A qualidade e a limpeza do som é outro ponto a ser mencionado.
Muito disso se deve a presença da tecnologia Dolby Atmos. Um dos jogos que testei foi Fortnite, e mesmo sem fones de ouvido, era possível verificar de qual lado os inimigos ou tiros estavam vindos. No geral, o som é um dos pontos altos do aparelho.
Aplicativos e Sistema operacional
O maior destaque da Philips Android TV 4K UHD LED está no seu nome, o sistema operacional Android. Com ele é possível ter acesso à Play Store, e com isso poder baixar diversos aplicativos que lá estão. Há muitos jogos, emuladores, e muitos outros.
Preciso frisar aqui, que quase como todo produto que traz o Android, eu sofri com alguns travamentos, principalmente quando estava alterando de um aplicativo para outro. Nao adiantava nada desligar pelo controle, foi necessário tirar da tomada, esperar um pouco e só então religar.
Uma das coisas que me deixou frustrado foi a falta do aplicativo do Xbox Game Pass, que permite a jogatina sem necessitar o console. Particularmente, a TV pra mim é usada como tela mesmo, mas a chance de poder usar outros aplicativos e, principalmente, jogos, é excelente.
Preço e disponibilidade
A Philips Android TV 4K UHD LED está disponível para compra no site das Casas Bahia à vista por R$ 2.374,05 ou em até 10 vezes de R$249,90 sem juros no Cartão de Crédito.
Conclusão
No geral, a Philips Android TV 4K UHD LED é um excelente modelo de entrada para os televisores 4K. Suas saídas de som são boas e são os grandes destaques do aparelho. O fato de ter o sistema operacional Android, e acesso à Play Store, permite com que sejam instalados diversos aplicativos. A tela poderia ser melhor, mas cumpre bem o seu papel, e não decepciona. Caso esteja procurando um televisor para entrar no mundo da resolução 4K, dê uma chance a esse modelo. Com certeza absoluta ela não irá te decepcionar.