Você já jogou queimada? A menos que tenha estudado em uma escola mais cara, esse é um esporte pouco popular entre os brasileiros. Porém fora de terras tupiniquins ele faz maior sucesso entre as crianças e jovens e seria uma ideia brilhante transportar toda a loucura de um game de queimada para o mundo eletrônico. Uma pena que Oddballers sofre de tantos problemas de conectividade que prejudica um gameplay multiplayer que poderia ser muito divertido.
Mais do que um jogo de Queimada
Dizer que Oddballers é apenas um jogo multiplayer de queimada é analisar o título de forma muito superficial. A melhor palavra para definir esse game é caos. A queimada aqui funciona como uma mecânica básica para criar os tipos de partidas mais inusitadas que você já tenha jogado em um game multiplayer.
Oddballers oferece mais de 30 arenas diferentes e mini-games únicos que ocorrem de forma aleatória para times de 4 a 6 jogadores. Cada arena tem um tema diferenciado e fica realmente difícil acreditar que se trata de um game da Ubisoft, já que repetição e previsibilidade são dois conceitos que praticamente não existem em Oddballers.
E cada mini-game consegue ser engajante de sua própria forma. Você pode começar em uma simples competição de queimada, mas na próxima pode ser que você encontre uma arena com galinhas e pintinhos para jogar, cercas elétricas e até abelhas. Toda essa aleatoriedade nas arenas é o principal elemento que nunca deixa Oddballers ficar chato.
Na maior parte dos mini-games dificilmente você irá usar uma bola para nocautear seus oponentes, já que quase tudo que encontrar pelo chão pode ser usado como uma arma contra os inimigos: bombas, galinhas, peixe fresco, tanques de gás, bolas de tênis e até cortadores de grama!
Cada uma das arenas tem um conjunto de regras simples para se seguir e é fácil controlar seu personagem que pode correr, pegar objetos, dar um salto para frente para se desviar e até roubar itens dos oponentes. Além disso, se você for derrotado durante uma partida mas ela ainda não tiver terminado, você pode largar armadilhas para aqueles que ainda estão no jogo.
Bola fora
Desde seu gameplay viciante até seu visual simples e cartunesco que arranca boas risadas com as animações durante as partidas, Oddballers tem muitas características para se elogiar. Porém, como diz o ditado: “nem tudo que reluz é ouro” e o game tem vários problemas que prejudicam a experiência do jogador.
O primeiro problema do game é tentar entender o porquê de ele ter sido tão pouco divulgado pela Ubisoft. Poucos jogadores sabem que o jogo foi lançado recentemente e também a empresa quase nunca se manifestou sobre seu desenvolvimento durante os últimos três anos desde seu anúncio.
Muito provavelmente a causa do primeiro problema de Oddballers é justamente o seu segundo problema: a ausência de uma campanha singleplayer e os sérios obstáculos de conectividade para localizar partidas online.
É incompreensível o porquê de o game não ter uma campanha solo quando é possível designar IAs para participar de partidas online quando o quórum de jogadores não é completo. E isso vai acontecer muito, pois em todas as vezes que tentamos jogar online, foi praticamente impossível entrar em uma partida online com jogadores aleatórios (mesmo considerando que o jogo oferece cross-play com todas as plataformas. Somente conseguimos criar uma partida estável quando um jogador convidava o outro.
Final de partida
No fim, eu gostaria de dizer que os pontos positivos de Oddballers superam seus problemas, mas quando eu somente consigo elogiar o game quando (depois de muitos esforços e tentativas) eu sou capaz de entrar em uma partida online, isso não é um bom sinal. Definitivamente, Oddballers é um jogo extremamente divertido, empolgante e maluco quando você consegue usar seu modo online.