The Division é um Action-Shooter RPG da Ubisoft lançado em 2016, que ao longo dos anos foi crescendo e ganhando bastante espaço, chegando a se tornar um sucesso comercial. E não é para menos, com diferentes tipos de armas, diversos mapas e com uma jogabilidade minimamente descente o jogo que conquistou uma boa base de fãs no PC e nos consoles e está chegando agora no Mobile e mesmo não sendo um fã de jogar no celular, consegui me divertir.
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Acho que é válido falar logo que estou admirado em como a Ubisoft conseguiu fazer um bom porte de um AAA para o celular de forma, como posso dizer, decente! O empenho da equipe em trazer o máximo de características dos jogos da franquia para a tela do celular é bem interessante. Porém devo dizer que algumas escolhas não foram das mais espertas e isso talvez tenha atrapalhado um pouco minha experiência.
Segundo a própria Ubisoft o jogo deve se passar entre o 1 e o 2 The Division, mas o seu inicio acontece antes dos outros jogos. Aqui nós vivenciamos o mundo – Vulgo Estados Unidos – após um vírus tomar conta de tudo, agora a humanidade se vê divida desafiando autoridades, um mundo aonde agora é cada um por si ou divididos em grupos lutando pela sua sobrevivência. E mesmo com uma história já utilizada outras mil vezes em diversos jogos iguais, Resurgence consegue te imergir dentro daquele mundo graças a uma boa gameplay.
Além do modo principal, que vai contar com o modo história e algumas missões secundárias, o jogo também traz um modo chamado Dark Zone, focado no PvPvPe e um modo PvP chamado Conflit. Devo dizer que não sou das melhores pessoas para jogar um jogo de tiro no celular, mas os desenvolvedores acabaram fazendo um bom trabalho com a IA do jogo, ela não chega a ser burra a ponto de te ficar parada na sua frente, mas também não é nada monstruosa que jogadores mais casuais não consigam jogar.
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O jogo conta com quatro classes onde cada uma oferece uma experiência diferente, permitindo que o jogador escolha o estilo de gameplay que mais gosta. Se você prefere cuidar da equipe e manter todos vivos, o Médico de Campo é a escolha certa para você. Se prefere ação intensa e abrir caminho à força bruta, o Bulwark é a especialização ideal. Para os jogadores mais estrategistas, o Vanguarda oferece a oportunidade de fornecer cobertura e coordenar ataques táticos eficientes. Já o Demolidor garante explosões espetaculares e dominação total.
E independente da classe escolhida, o jogo tem uma variedade de possibilidades para se explorar e upar suas habilidades. Você pode enfrentar desafios solo ou formar equipes com outros jogadores para encarar missões mais difíceis. A evolução do seu personagem e o progresso na história te dão recompensas conforme você saqueia e desbloqueia habilidades.
Mas sendo bastante sincero o excesso de cosias em tela atrapalha muito a gameplay. Não sei se sou eu quem não está acostumado com isso, mas são tantos botões e informações ao mesmo tempo entrando e saindo que chega a ser difícil prestar a atenção. O HUD do jogo fica bem poluído devido ao tamanho da tela do celular, mas acredito que nada que quem dedicar mais tempo ao jogo pegue aos pouco.
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Outro ponto fica por conta dos controles do jogo, tudo está adaptado para funcionar no mobile, mas convenhamos que quando uma simples mecânica atrapalha toda a gameplay é que as coisas complicam. No jogo nós podemos correr, andar baixado, atirar, jogar granadas, pular sobre obstáculos, coisas que normalmente vemos em jogos no estilo. E claro, não poderia esquecer do cover!
The Division Resurgence tem duas formas de ter cover e ambas são ruins, com o botão “cobertura automática” ativado, o boneco não da dois passos sem se encostar em algum obstáculo por perto. Já com “cobertura acionável” você escolhe a hora de entrar em cover, mas o tempo de resposta até isso leva o jogador a tomar dano de graça.
E claro que num modo PvE isso não vai ser tanto problema, mas num PvP da vida aja paciência ou muita estratégia em mãos para conseguir. E isso sem contar alguns bugs encontrados ao longo da gameplay com o boneco não entrando em cover, tiros do além e bonecos invisíveis. Mas com ainda é uma versão de testes consigo relevar e espero que concertem isso até o lançamento oficial.
Já graficamente o jogo está bonito, ele está bem trabalhado – de longe. Mas ao deixar o gráfico no alto, além de sentir o FPS caindo drasticamente, visualmente as coisas não mudaram muito, principalmente quando se dava zoom nos cenários que renderizavam aos poucos. Já o modelo dos personagens e das armas é bem básico, parece que faltam opções chegando a ver o mesmo 3x seguidas.
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No fim, The Division Resurgence marca um bom inicio no mobile e para um beta as coisas funcionaram realmente melhores do que o esperado e mesmo eu não sendo fã de jogar na tela do celular, consegui me divertir. Faltam alguns ajustes a serem feitos até o seu lançamento oficial, mas posso dizer a Ubisoft está no caminho certo para criar uma experiência empolgante e imersiva nos celulares.