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Análise | The Division Resurgence – Marca inicio descente da Ubisoft no Mobile

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Análise | The Division Resurgence – Marca inicio descente da Ubisoft no Mobile

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The Division é um Action-Shooter RPG da Ubisoft lançado em 2016, que ao longo dos anos foi crescendo e ganhando bastante espaço, chegando a se tornar um sucesso comercial. E não é para menos, com diferentes tipos de armas, diversos mapas e com uma jogabilidade minimamente descente o jogo que conquistou uma boa base de fãs no PC e nos consoles e está chegando agora no Mobile e mesmo não sendo um fã de jogar no celular, consegui me divertir.

Acho que é válido falar logo que estou admirado em como a Ubisoft conseguiu fazer um bom porte de um AAA para o celular de forma, como posso dizer, decente! O empenho da equipe em trazer o máximo de características dos jogos da franquia para a tela do celular é bem interessante. Porém devo dizer que algumas escolhas não foram das mais espertas e isso talvez tenha atrapalhado um pouco minha experiência.

Segundo a própria Ubisoft o jogo deve se passar entre o 1 e o 2 The Division, mas o seu inicio acontece antes dos outros jogos. Aqui nós vivenciamos o mundo – Vulgo Estados Unidos – após um vírus tomar conta de tudo, agora a humanidade se vê divida desafiando autoridades, um mundo aonde agora é cada um por si ou divididos em grupos lutando pela sua sobrevivência. E mesmo com uma história já utilizada outras mil vezes em diversos jogos iguais, Resurgence consegue te imergir dentro daquele mundo graças a uma boa gameplay.

Além do modo principal, que vai contar com o modo história e algumas missões secundárias, o jogo também traz um modo chamado Dark Zone, focado no PvPvPe e um modo PvP chamado Conflit. Devo dizer que não sou das melhores pessoas para jogar um jogo de tiro no celular, mas os desenvolvedores acabaram fazendo um bom trabalho com a IA do jogo, ela não chega a ser burra a ponto de te ficar parada na sua frente, mas também não é nada monstruosa que jogadores mais casuais não consigam jogar.

O jogo conta com quatro classes onde cada uma oferece uma experiência diferente, permitindo que o jogador escolha o estilo de gameplay que mais gosta. Se você prefere cuidar da equipe e manter todos vivos, o Médico de Campo é a escolha certa para você. Se prefere ação intensa e abrir caminho à força bruta, o Bulwark é a especialização ideal. Para os jogadores mais estrategistas, o Vanguarda oferece a oportunidade de fornecer cobertura e coordenar ataques táticos eficientes. Já o Demolidor garante explosões espetaculares e dominação total.

E independente da classe escolhida, o jogo tem uma variedade de possibilidades para se explorar e upar suas habilidades. Você pode enfrentar desafios solo ou formar equipes com outros jogadores para encarar missões mais difíceis. A evolução do seu personagem e o progresso na história te dão recompensas conforme você saqueia e desbloqueia habilidades.

Mas sendo bastante sincero o excesso de cosias em tela atrapalha muito a gameplay. Não sei se sou eu quem não está acostumado com isso, mas são tantos botões e informações ao mesmo tempo entrando e saindo que chega a ser difícil prestar a atenção. O HUD do jogo fica bem poluído devido ao tamanho da tela do celular, mas acredito que nada que quem dedicar mais tempo ao jogo pegue aos pouco.

Outro ponto fica por conta dos controles do jogo, tudo está adaptado para funcionar no mobile, mas convenhamos que quando uma simples mecânica atrapalha toda a gameplay é que as coisas complicam. No jogo nós podemos correr, andar baixado, atirar, jogar granadas, pular sobre obstáculos, coisas que normalmente vemos em jogos no estilo. E claro, não poderia esquecer do cover!

The Division Resurgence tem duas formas de ter cover e ambas são ruins, com o botão “cobertura automática” ativado, o boneco não da dois passos sem se encostar em algum obstáculo por perto. Já com “cobertura acionável” você escolhe a hora de entrar em cover, mas o tempo de resposta até isso leva o jogador a tomar dano de graça.

E claro que num modo PvE isso não vai ser tanto problema, mas num PvP da vida aja paciência ou muita estratégia em mãos para conseguir. E isso sem contar alguns bugs encontrados ao longo da gameplay com o boneco não entrando em cover, tiros do além e bonecos invisíveis. Mas com ainda é uma versão de testes consigo relevar e espero que concertem isso até o lançamento oficial.

Já graficamente o jogo está bonito, ele está bem trabalhado – de longe. Mas ao deixar o gráfico no alto, além de sentir o FPS caindo drasticamente, visualmente as coisas não mudaram muito, principalmente quando se dava zoom nos cenários que renderizavam aos poucos. Já o modelo dos personagens e das armas é bem básico, parece que faltam opções chegando a ver o mesmo 3x seguidas.

No fim, The Division Resurgence marca um bom inicio no mobile e para um beta as coisas funcionaram realmente melhores do que o esperado e mesmo eu não sendo fã de jogar na tela do celular, consegui me divertir. Faltam alguns ajustes a serem feitos até o seu lançamento oficial, mas posso dizer a Ubisoft está no caminho certo para criar uma experiência empolgante e imersiva nos celulares.

Aficionado por animações e estudante de jornalismo pronto para o resgate!

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