Análise escrita pelo colaborador Thiago Prado
A EA Games nos entrega mais um jogo de simulação de corrida da Fórmula 1 tentando superar alguns pontos de entrave do passado. E enquanto não vemos tantas emoções na temporada, F1 2023, tenta inovar com a retomada do modo história, F1 World, e com melhorias no modo multiplayer, entre outras opções. Entregando um jogo consistente e atraente para o público apaixonado por automobilismo, especialmente aqueles que ainda lembram – como eu – de acordar cedo em um domingo para ver o Senna competir.
Visual e VR
F1 2023 consegue extrair toda a potência do PS5 ao entregar um jogo com gráficos maravilhosos e que com certeza aprimorou a série com uma ótima experiência visual. Contudo não há possibilidade do jogo ter suporte para o VR no PS5, apenas no PC, o que é uma pena para os fãs da Sony. Entretanto ainda assim vale a pena, pois ainda é possível aproveitar bastante o jogo no modo normal, especialmente considerando que muitos donos de PS5 não possuem o acessório VR2. Quanto ao som, poderiam ter aproveitado melhor o recurso 3D no console.
Melhorias no sistema de direção e gameplay
Ao mesmo tempo que um jogador que nunca teve qualquer contato com a série de jogos de F1 pode iniciar o jogo em modo casual, sem qualquer dificuldade para conseguir manter a direção e garantir bons momentos de diversão. Os sistemas de ajudas na frenagem e direção tornaram-se bem intuitivos e “discretos”, ao contrário dos jogos anteriores, permitindo que o jogador, ainda que sendo auxiliado, consiga sentir que de fato está no controle total do carro na maior parte do tempo.
Por outro lado, para os players que não abrem mão de uma simulação ultrarrealista, também há a opção de jogar no modo “expert” sem qualquer tipo de auxílio e acreditem, é altamente desafiante, qualquer colisão pode danificar permanentemente o carro, sem contar as penalidades realistas para descumprimento das regras de corrida. Para quem tem volante e pedais no seu playset, será uma experiência imersiva e vale a pena o investimento no game.
Outro ponto importante foi que finalmente melhoraram o “peso” dos carros na física do jogo, afinal Newton já havia descoberta algo chamado “gravidade” alguns séculos atrás. De fato há uma melhoria considerável no sistema de tração, é perceptível a sensação do carro aderindo mais à pista conforme a velocidade aumenta (a física agradece). A sensibilidade dos carros também recebeu melhorias, permitindo melhor dirigibilidade.
Modo história e modo multiplayer – F1 WORLD
O modo história (Ponto de Frenagem – Break Point) retorna com a antiga rixa entre Aiden Jackson e Devon Butler, agora companheiros de equipe fictícia Konnersport Racing. A história é interessante, percebe-se que aproveitaram vários aspectos que relembram o documentário Drive to Survive e rivalidades clássicas da F1, como Senna/Prost e Barrichelo/Schummacher (vou mencionar as tretas com brasileiros que são as que nos interessam), mas sem nada altamente polêmico.
Destaca-se a introdução de uma pilota, Callie Butler, relembrando a trajetória de outras mulheres no automobilismo como Giovanna Amati. De qualquer forma, os gamers introspectivos que preferem um jogo solo vão gostar, bem como há também a possibilidade de jogar offline modo carreira e gerenciar sua equipe. Infelizmente não temos ainda conteúdo clássico nessa versão, talvez em DLC’s futuros, o que seria algo fantástico se acontecer, em especial para os fãs brasileiros relembrarem os tempos de glória de Fittipaldi, Piquet e Senna.
Houve acréscimo de novos circuitos de Las Vegas e Catar e atualizações nas pistas de Catalunha e Áustria. Outro ponto de destaque é o modo multiplayer F1 World, podendo competir em várias modalidades de corrida (tomada de tempo, circuitos específicos ou disputa com outros jogadores), montar equipe e desafios diários.
Conclusão
O jogo entrega o que promete, agrada tantos os fãs casuais, permitindo uma assistência intuitiva, quanto os fãs de simulação que desejam uma experiência realista e desafiante. Os vários modos de jogo foram bem pensados e agradam tanto jogadores solos quanto multiplayers, com gráficos maravilhosos e uma jogabilidade aprimorada. Se você é fã de automobilismo e F1 2023, com certeza vale a pena o investimento.