Conecte-se com a Torre

Especial Star Wars | The Force Unleashed: Seu Jedi calvo favorito

Especiais - Games

Especial Star Wars | The Force Unleashed: Seu Jedi calvo favorito

image_pdfimage_print

Em 25 de maio de 1983, chegava aos cinemas americanos a conclusão da trilogia clássica de Star Wars. O que parecia ser o fim, se tornou apenas a terceira pedra fundamental de diversas obras que viriam nos anos seguintes. Livros, quadrinhos, séries em live-action e animações, Star Wars se expandiu de maneira inimaginável e hoje é muito mais do que apenas uma série de filmes. Entre erros e acertos, esse universo ainda é o lar de diversas pessoas que buscam força na luta contra o Império.

A equipe da Torre de Controle aproveitou o ano em que se completam 40 anos da trilogia clássica e a recente estreia da série Ahsoka no Disney+ para falar sobre suas obras favoritas nessa galáxia tão, tão distante.

OH YES BABY, THE FORCE UNLEASHED!

Honestamente, independente da sua perspectiva sobre os jogos atuais da IP ‘Star Wars’, você terá de concordar comigo que os que lançam por mãos de outras produtoras, não tem o mesmo charme daqueles que foram feitos pela própria LucasArts Games.

The Force Unleashed é um desses jogos, num geral é janky e esquisito, mas acho que isso só complementa o charme que o jogo possuí. A jornada do aprendiz secreto de Vader, o poderoso ”Starkiller”, entre o terceiro e quarto filme, é recheada de ação, drama, e muito fanservice.Lançado no início da geração do PlayStation 3 e Xbox 360, The Force Unleashed foi um dos exemplos a ser utilizado, na época, para apontar os potenciais daquela geração que, até então, estava escalando de forma bem devagar e fraca ainda.

Os únicos trunfos estavam concentrados no sucesso estrondoso do Xbox 360, com Gears of War e Halo 3. Hoje em dia, fãs e entusiastas que se aventuram em jogos das gerações passadas, apreciam The Force Unleashed pela sua ousadia, gameplay divertida e personagens carismáticos.

”Evento canônico”

A parte engraçada sobre as coisas que envolvem The Force Unleashed, é que o jogo originalmente, antes do envolvimento da Disney na continuidade da série, era uma entrada canônica na linha de eventos antiga da saga. Claro que, George Lucas e sua equipe de escritores tomaram cuidado extra na hora de introduzir conceitos e personagens na trama, tanto que, a aparição da Princesa Leia é extremamente curta durante o jogo todo.

Existe uma linha muito complicada de se atravessar, quando escritores tentam criar eventos que se desenrolam entre os acontecimentos dos filmes clássicos. É um trabalho complicado onde você precisa prestar homenagem e respeito aos acontecimentos já estabelecidos, sem cutucar o vespeiro dos fãs veteranos (e chatos) de Star Wars, e traçar caminhos para um entendimento pleno e introdutório para aqueles que estão começando a se aventurar na série.

Para a nossa felicidade, Star Wars The Force Unleashed conseguiu equilibrar bem esses conceitos, claro que, para muitos o final do primeiro jogo era quase que previsível desde o começo, afinal, a ousadia não podia ser gigantesca, pois os eventos do Episódio IV ainda devem acontecer para que tudo faça sentido. Mas a trama, numa escala geral, abrange boa parte dos assuntos que fazem uma boa estória de Star Wars: a jornada espiritual do herói, o conflito de ideologias (bom e velho mecanismo maniqueísta da saga), e a glória que a Força traz para os elementos que abrangem o universo (que no caso, foi traduzida para a gameplay também).

Um show de fanservice pela gameplay

”ihh rapaz, finge de morto que o chefe chegou”

Eu já citei várias vezes nesse texto, mas uma coisa que todo fã desse jogo vai comentar é: ”caramba, como Force Unleashed era divertido”. E de que outra melhor forma você poderia começar esse jogo, se não jogando com o próprio Big Boss do universo? O level da invasão de Kashyyyk está em várias listas de ”missões memoráveis dos jogos”, e não por nenhum acaso. Vader nesssa missão, e apenas nessa ÚNICA missão, é incrível de se controlar e jogar. Você sente que, por mais poderosa que seja suas ações na tela, ele ainda está segurando boa parte de sua força.

E claro que, você poderá ver o potencial de Vader elevado ao máximo mais tarde no jogo, mas antes disso somos introduzidos ao nosso bro Starkiller. Starkiller, uma carta coringa dentro do universo Legends, é um personagem interessantíssimo, que infelizmente foi muito pouco explorado em ambos os jogos da série Force Unleashed.

”VOCÊ ACABOU COM O CAFÉ DE NOVO??!”

O ”aprendiz secreto” de Vader, nada mais é do que um lacaio que fora manipulado pelas tentações mais perversas de Vader. Agindo como assassino pessoal da mão direita do Império, Starkiller parte numa jornada de auto-conhecimento e conflito em relação ao uso da Força e o seu papel no universo.

Levando em consideração todas as limitações que a estória desse jogo deveria trabalhar em volta, o enredo, os personagens e toda a brisa da ”estória não contada” é até que muito bem trabalhada, tendo ainda mais desenvolvimento no próximo título. Infelizmente, parte desses conceitos não puderam ter desfecho, visto que o terceiro jogo foi cancelado logo em seguida após a aquisição da Disney.

The Force Unleashed para tudo e todos

Star Wars The Force Unleashed

Arte conceitual oficial do jogo.

Ok, sabe um dos motivos de The Force Unleashed ter sido tão famoso na época? É uma coisa simples, boba, e que é muito negligenciada na geração atual de games, o que chega até ser um insulto para a minha pessoa: The Force Unleashed lançou para várias plataformas de consoles do seu tempo.

Ok, você deve estar pensando ”uau, nossa, ele é multiplataforma, grande coisa”, mas meu querido amigo, isso é algo bem importante, ainda mais considerando que ele lançou no começo da geração do PS3 e X360. Pense bem comigo, na época, o PlayStation 3 lançou custando 500 doletas, e eu lembro muito bem de anúncios de revista da época, vendendo esse console por quase 3000 ou 4000 reais. Bro, se esse valor já é muita coisa em 2023, imagina pra galera lá de 2007-2008!!

Acessibilidade é sempre importante, bro

Vídeo-game sempre foi uma coisa luxuosa, sempre. E pra época (e com muita razão), o público ainda não estava convencido que estava na hora de abandonar seu antigo PlayStation 2, até porque o PS2 estava firme e forte, um ano antes tínhamos recebido God of War 2 para o console, e jesus amado, COMO AQUELE JOGO É BOM, EM?

Então, não é de se estranhar que uma parcela significante dos fãs de The Force Unleashed, tiveram sua primeira experiência com o jogo na sua versão de PlayStation 2, ainda mais o público que teve acesso a ele aqui no Brasil. É uma memória coletiva abrangente, de várias pessoas que conseguiram acesso ao jogo graças as tendas de jogo pirata na feirinha do fim de semana. O jogo era um sucesso com a rapaziada, independente da idade, todos se divertiam jogando The Force Unleashed. E a parte mais engraçada, é que a versão de PS2 é uma versão quase que completamente diferente da versão ”oficial” da nova geração.

The Force Unleashed teve cerca de sete versões diferentes. E eu falo cerca, porque pode ter muito bem alguma versão por ai que eu não conheço. Desde a versão ”oficial” dos novos consoles, para a versão ”inferior” de PS2, para até versões dos celulares da época, e até mesmo de DS e Nintendo Wii, com direito a controles de movimento com o sabre através do wii remote. Todo mundo podia experimentar The Force Unleashed, LucasArts fez questão de que isso era possível.

Todos amam The Force Unleashed

Star Wars

Arte conceitual oficial do jogo.

É uma verdade que precisa ser vocalizada por aí. The Force Unleashed é incrível, e tem fã em todo lugar. Não chega a ser um jogo underrated, muito pelo contrário, acho que se você chutar uma árvore, cai 20 fãs do jogo dela. O interessante é perceber que o interesse do público, fez com que o título tivesse um relançamento oficial para o Switch em 2022.

Uma pena que, a única exceção de consoles atuais que não possui acesso aos jogos da série, é os consoles da Sony. É possível jogar ambos os títulos no Xbox, através da opção de retrocompatibilidade de jogos, mas no PlayStation 4 e 5, os jogos se encontram ausentes e perdidos. E até mesmo a versão de PC, por mais que esteja acessível e de fácil aquisição (disponível em praticamente qualquer plataforma/loja digital), é de longe a versão mais bugada e sem polimento. Para ter uma experiência plena de The Force Unleashed 1 e 2 no PC, apenas com patches/atualizações feitas pela própria comunidade de fãs dos jogos.

Rezamos para que o futuro seja promissor para a IP de The Force Unleashed, quem sabe até mesmo um remake? Desse remake eu com certeza não iria reclamar, mas se nem isso podemos ter, pelo menos um remaster oficial, que tal? Republic Commando que é um jogo incrível, conseguiu um remaster e relançamento, o que impede The Force Unleashed de receber o mesmo tratamento?

Confira a nossa série especial sobre Star Wars clicando aqui.

Conhecedor dos estudos históricos, amante da arte dos vídeo-games, streamer, ex pro-player de HearthStone, ilustrador e escritor.

Comentários

Mais em Especiais - Games

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways