Para quem acha que o Mario é apenas um encanador, saiba que ele já foi doutor, viajou pelas galáxias, virou um pedaço de papel e até já brincou de possuir seus inimigos. Mas então, o que falta para Mario? Virar um elefante, claro!
Essa é apenas uma das ideias malucas de Super Mario Bros Wonder, o novo game de plataforma do encanador ítalo-americano mais famoso do mundos dos games que traz o gênero para um novo patamar e cria uma aventura tão carismática para Mario e seus amigos que é difícil querer largar o Nintendo Switch.
Wowie zowie!
O último jogo de plataforma em 2D de irmãos Mario, New Super Mario Bros U, foi lançado em 2012. De lá para cá, parecia que a Nintendo não estava disposta a investir em mais games desse estilo para sua maior mascote. O game até ganhou uma sobrevida com uma versão remodelada para o Nintendo Switch (New Super Mario Bros U Deluxe) e também com os elementos presentes em Super Mario Maker 2.
Super Mario Bros Wonder é uma lufada (ou seria uma “trombada”) de ar fresco que mostra como um gênero pode ser revigorado com uma jogabilidade precisa, um excelente level design e uma apresentação tão carismática que é difícil você parar de sorrir enquanto joga.
Aqui não existem novidades na história: é a trama clássica de qualquer jogo de plataforma de Mario. O vilão Bowser invade o Reino das Flores e rouba as Flores Fenomenais que aumentam seus poderes e permitem que ele se transforme em um castelo, corrompendo todos os mundos do Reino. Agora cabe a Mario e seus amigos coletar as Sementes Fenomenais do Reino para derrotar o vilão. Tudo isso com a ajuda do simpático Rei Florian, uma pequena lagarta que não tem medo do perigo.
Aliás, o Rei Florian não é apenas o companheiro que fica escondido sob o boné do nosso herói, mas é o responsável por carregar um badge que funcionam como habilidades especiais que Mario e seus amigos podem utilizar durante um estágio. Elas variam desde um pulo mais longo, até poder planar com o boné ou até mesmo escapar de mortes por queda. Se dividindo em habilidades ativas e passivas, elas se integram bem ao jogo para diversificar o gameplay.
Mas tanto os badges quanto os novos power-ups de Elefante ou Broca não são o principal elemento que torna Super Mario Bros. Wonder único. Isso fica por conta da Flor Fenomenal, um item especial escondido em cada estágio que, quando obtido, transforma completamente o nível.
O melhor de tudo é que cada nível possui um efeito especial que pode ser desde um desfile de Plantas Piranhas cantantes até Mario virar uma bola de gosma para se grudar nas paredes. Como obter as Flores são essenciais para ganhar as sementes e liberar mais estágios para progredir no game, elas compõem um elemento essencial na jogabilidade que adiciona uma boa dose de desafio, muita diversão (e muita maluquice também).
Falando em diversão, eu nunca pensei que diria isso, mas finalmente estamos vendo um game de Mario onde o componente de multiplayer online funciona muito bem! Tanto no modo co-op com até quatro jogadores, quanto em jogos online, o multiplayer de Super Mario Bros Wonder é perfeitamente equilibrado para quem jogar com os amigos no sofá ou com desconhecidos online. As fases em que é necessário procurar moedas escondidas são especialmente ótimas para jogar no modo multiplayer (ainda mais quando você pode escolher entre tantos personagens diferentes como os Toads, Yoshi, Princesa Daisy, entre outros).
Porém, eu acho que a grande “cereja do bolo” em Super Mario Bros Wonder fica por conta do cuidado da Nintendo nas animações e na localização em português brasileiro. Desde Mario pegando seu boné antes que fique para trás quando entra por um cano, até as florzinhas largando comentários irônicos, tudo é feito com muito carinho para tornar o jogo o mais charmoso possível. As traduções também ficaram ótimas e se encaixam perfeitamente em todos os momentos do game.
O jogo de plataforma definitivo
Super Mario Bros Wonder teve uma tarefa duplamente difícil: revigorar o gênero de plataforma 2D do encanador da Nintendo e bater de frente com um grande lançamento da Sony no mesmo dia, Spider-Man 2. Felizmente, ele teve sucesso nas duas missões (vendendo mais de 600 mil cópias na sua semana de estreia só no Japão)!
A nova aventura de Mario e seus amigos rivaliza em qualidade com clássicos como Super Mario World e Yoshi’s Island e se torna um jogo obrigatório para quem ama Mario 2D, curte bons desafios e procura um game que despeja charme e carisma por todos os canos do Reino das Flores.
Sou um amante de ciência, livros e games desde que ganhei meu primeiro videogame e pude ler meu primeiro livro completo. Tenho mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS, atualmente trabalho com pesquisa e estou realizando meu doutorado na Unisinos. Também publico muitos dos meus textos em formato de vídeo no meu canal profissional Sagitta Tech.