Quase um ano após anunciar o desenvolvimento do Mega Drive Mini, que teve seu lançamento
adiado para 2019, a SEGA confirmou uma data de lançamento global para sua versão em miniatura de seu console de 16-bits, que foi lançado como SEGA Genesis na América do Norte por conta de uma disputa de trademark com a Mega Drive Systems Inc., uma empresa de hardware de computador que possuía os direitos de uso do nome Mega Drive no mercado norte-americano.
O Mega Drive Mini/SEGA Genesis Mini terá lançamento simultâneo no dia 19 de Setembro de 2019, nos mercados japonês, norte americano e europeu.
A versão norte americana do console virá acompanhada de dois controles de 3 botões, custando 80 USD, enquanto a versão japonesa será oferecida em duas versões: uma com um controle e outra com dois controles. Em ambas as versões japonesas, o controle oferecido é o de 6 botões. A versão europeia, assim como a norte americana, acompanha dois controles de 3 botões. O console usa entradas USB padrão no conector de controle, impossibilitando o uso de controles originais, enquanto provavelmente viabiliza o uso de outros controles USB. Em todas as versões, o console virá com 40 jogos inclusos.
Outra diferença regional é encontrada na lista de jogos disponíveis no console. Como alguns dos jogos já anunciados para a versão japonesa nunca receberam lançamento internacional – como Rent-A-Hero e Madou Monogatari Ichi, é bem provável que estes jogos sejam substituídos por outros nas versões comercializadas nos mercados norte americano e europeu – de modo similar ao que Nintendo e Sony fizeram com seus “Classic Mini” anteriormente. No entanto, foi dito que – ao menos na versão japonesa do console – será possível jogar versões de diferentes regiões de alguns jogos, como Castlevania: Bloodlines. Ainda não houve qualquer menção sobre esta possibilidade nas versões norte americana e europeia.
Até o momento, apenas dez dos quarenta jogos da versão norte americana foram revelados:
- Altered Beast
- Castlevania: Bloodlines
- Comix Zone
- Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
- Ecco: The Dolphin
- Gunstar Heroes
- Shining Force
- Sonic – The Hedgehog
- Space Harrier II
- ToeJam & Earl
Anunciado originalmente no dia 13 de Abril de 2018 pela SEGA do Japão, o console inicialmente seria lançado apenas no mercado japonês, no ano passado, para comemorar os 30 anos do lançamento do console no Japão. O adiamento para 2019 se deu por dois motivos: a decisão de lançar o console no resto do mundo e a mudança da empresa responsável pela emulação dos jogos contidos no console, que inicialmente ficaria a cargo da AtGames (que tem sido responsável por diversos relançamentos do Mega/Genesis, com resultados que ficam entre o péssimo e o questionável), e agora está nas mãos da M2, que tem um currículo excelente e é responsável pela linha SEGA Ages.
É importante ressaltar que nada foi dito quanto a um possível lançamento na América do Sul – um dos maiores mercados da SEGA. Com a parceria entre SEGA e TecToy, não seria absurdo pensar numa possível distribuição nacional pela TecToy, mesmo com o relançamento do console pela mesma em 2017, uma vez que o Mega Drive Mini e o Mega Drive da TecToy possuem diferenças bem grandes entre si, e visam um público alvo distinto (o Mega da TecToy oferece entrada para cartuchos, é compatível com controles originais do console e usa saída de vídeo composto, enquanto o Mega Drive Mini não é compátível com cartuchos ou controles originais). Por enquanto, para nós brasileiros, a única forma de adquirir o Mega Drive/Genesis Mini é através de importação.