Games Notícias Games

Super Mario Kart, Mortal Kombat, Paciência e Colossal Cave Adventure compõem a Classe de 2019 do World Video Game Hall of Fame

Todo ano, desde 2015, o The Strong National Museum of Play, localizado em Rochester, NY, inclui um número seleto de jogos eletrônicos em seu World Video Game Hall of Fame, e a classe de 2019 foi oficialmente anunciada:

Super Mario Kart: O clássico jogo de corrida da Nintendo que deu início a uma de suas mais famosas e queridas franquias, juntando diversos personagens da Big N em um dos melhores party games já criados, e que acabou gerando todo um sub-gênero de games que usam sua estrutura como base.

Mortal Kombat: O controverso fighting game que surgiu nos anos 90 como principal rival de Street Fighter no ocidente, gerou inúmeras polêmicas e foi inclusive um dos jogos que, por conta de sua violência exacerbada, resultou na criação do ESRB, o órgão norte americano de classificação de jogos de videogame.

Paciência (Solitaire): Lançado em todas as versões do sistema operacional da Microsoft desde o Windows 3.0 até o 8.1, Paciência se tornou ao longo dos anos um dos jogos mais icônicos do PC, extremamente popular e acessível pela forma que foi distribuído, a versão digital de um jogo de cartas deveras antigo se tornou um fenômeno, e por anos foi, assim como Campo Minado (Minesweeper), uma forma de matar o tempo em escritórios.

Colossal Cave Adventure: Sem dúvida o mais antigo e menos popular dentre os quatro jogos aqui abordados, Colossal Cave Adventure foi inicialmente lançado em 1976, e foi o primeiro jogo do gênero Adventure de PC, inspirando outros adventures baseados em texto, dentre eles o mais influente sendo Zork. Além de ter sido o precursor dos adventures, vários elementos de Colossal Cave Adventure também contribuíram com a criação dos primeiros RPGs eletrônicos (que também tinham gameplay baseada em inserção de comandos via texto) e de Rogue, jogo lançado em 1980 pela Epyx que por sua vez, deu origem ao sub-gênero conhecido como Roguelike.

Os quatro jogos se juntam a outros títulos introduzidos ao World Video Game Hall of Fame em anos anteriores, como Doom, Donkey Kong, Street Fighter II, The Legend of Zelda, Tetris, Pong e Pac-Man, entre outros.  

Jogo os jogos que você não conhece e os que já esqueceu que existem. Sou fascinado pelo Famicom e meu forte são retrocoisas. Escrevo sobre joguinhos no Torre de Controle. Falo sobre jogos e NFL no meu Twitter @ramidraws. Don't Believe the Hype!