Epic Games processa Apple após Fortnite ser retirado da App Store

Epic Games processa Apple após Fortnite ser retirado da App Store

Fortnite é um dos maiores fenômenos da cultura pop dos últimos anos, possuindo desde show do rapper Travis Scott a exibições de filmes do renomado diretor Christopher Nolan. Porém, o título da Epic Games se envolveu em uma disputa judicial com outra gigante: a Apple.

O problema começou nesta quinta-feira, 13, quando a Epic Games Store implementou seu próprio sistema de pagamento para as microtransações de seus games, o que não deixou empresas como o Google e a Apple contentes, pois elas não mais iriam receber lucro pelas vendas.

Apple vs Epic Games Store por Fortnite.
Imagem cômica da Team Secret

Em retaliação a mudança, a companhia fundada por Steve Job retirou Fortnite de sua loja, a App Store. A empresa revelou que essa mudança é errada, pois dribla o ganho de 30% das transações na plataforma.

“Hoje, a Epic Games tomou a infeliz atitude de violar as diretrizes da App Store, que são impostas igualmente a todo desenvolvedor para manter o aplicativo seguro para os usuários. Como resultado, Fortnite foi removido da loja. A Epic lançou recursos que não foram aprovados pela Apple, e fizeram isso com a intenção de violar as nossas diretrizes em relação aos pagamentos. […]

A Epic lança seus aplicativos na App Store há uma década, e se beneficiou do ecossistema da loja — incluindo suas ferramentas e distribuição que a Apple fornece para todos os desenvolvedores. A Epic concordou livremente com os termos e as diretrizes da Apple Store, e estamos felizes que eles conseguiram um espaço na loja. Vamos fazer o possível para trabalhar com a Epic para resolver essas violações, então talvez o jogo volte para a App Store.”

Nota oficial da Apple em relação ao caso

Em resposta direta a produtora de iPhones, a Epic Games Store anunciou em suas redes sociais que entrará com uma medida judicial contra a companhia, e como se os ânimos já não estivesse bem exaltados, promoveu um evento chamado”Nineteen Eighty-Fortnite”, em alusão direta ao best seller de George Orwell, 1984.

O evento é uma forma de chamar apoio da base de jogadores e mostrar as práticas de monopólio criadas pela Apple. Por enquanto o Google ainda não se pronunciou oficialmente.

Fonte: The Verge

Fundador da Torre de Controle. Sou apenas um jogador tentando sobreviver em um jogo sem pause, vida extra ou checkpoint.