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Yu Yu Hakusho – O Ressurgimento de um Clássico Noventista

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Yu Yu Hakusho – O Ressurgimento de um Clássico Noventista

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Delinquência juvenil, poderes sobrenaturais, demônios do folclore japonês e outros mundos são elementos apresentados na homônima obra de Yoshihiro Togashi. No início da série, acompanhamos a jornada de Yusuke Urameshi, que morre após ser atropelado ao salvar uma criança, uma vez que dado o caráter caótico e antecedentes criminais do protagonista, seu nobre ato de sacrifício sequer era esperado pelo mundo espiritual e por Koenma — filho de Enma-Daioh, o Juiz dos Mortos seguindo a religião budista — que oferece ao jovem rapaz a oportunidade de voltar a vida.

Inicialmente a ideia do autor, conhecido nacionalmente por vencer o Prêmio Tezuka (prêmio de maior prestígio para mangakas, com seu nome sendo uma homenagem ao inestimável Osamu Tezuka) de 1987 por “Ookami Nanti Kowakunai”, era abordar o cotidiano de quatro rapazes homossexuais que possuíam o hobby de se vestirem como drag queen em um manga que viria a se chamar “Quarteto do Barulho”. Contudo, desencorajado pelos editores da Shueisha (que o alertaram do possível desinteresse dos leitores da revista), ‘Yoshirin’ transformou o protótipo de sua ideia no que conhecemos hoje.

Então, em 3 de Dezembro de 1990, Yu Yu Hakusho estreou nas páginas semanais da Weekly Shonen Jump, chamando a atenção dos leitores por iniciar a história pelo ponto de vista de um protagonista que morreu no primeiro capítulo da história. A genialidade da história é posta à prova quando Yusuke, odiado por todos os seus colegas de escola, professores e criado em um lar tóxico com uma mãe negligente, tem a oportunidade de assistir a seu próprio velório. A tocante cena nos mostra com maestria o psicológico do personagem principal, que acreditava que sua morte seria celebrada aos quatro ventos, dada a sua infame personalidade; mas, para sua surpresa, o lamento de sua mãe, sua amiga de infância, o diretor que tanto pegara em seu pé e o colega rival de gangue o convence a fazer o famigerado “teste da ressurreição”.

Inicialmente focado em escrever narrativas centradas no personagem de Urameshi como um resolutor de problemas espirituais acompanhado pela bela Botan (uma shinigami que acompanha o protagonista na função de guia espiritual e auxiliar do seu teste de ressurreição), não demorou muito para a história seguir outros rumos. O que antes eram histórias fechadas de fantasmas com Yusuke ajudando espírito e pessoas para poder renascer novamente acaba por se tornar um dos mais memoráveis battle shounen.

De volta aos vivos, Yusuke Urameshi descobre ter adquirido poderes sobrenaturais fornecidos a ele pelo Mundo Espiritual junto ao título de detetive espiritual, passando a resolver casos envolvendo youkai ao mesmo tempo que divide suas obrigações com os demais protagonistas da série: Kazuma Kuwabara, delinquente-juvenil e rival de Urameshi, também dotado de uma elevada sensibilidade espiritual, portador da “Espada Espiritual”; Kurama Youko, a milenar raposa ancestral que se refugiou no mundo humano, no corpo de uma criança, após ser alvejada por um caçador, vindo a desenvolver um laço afetivo materno pela mãe de seu hospedeiro que o fez mudar seu caráter moral; Hiei Jaganshis, portador do Jagan (o olho demoníaco) que busca incessantemente sua irmã perdida — servindo como o anti herói da obra.

Não demorou muito para o manga alcançar um alto nível de popularidade, congratulando-se um dos maiores sucessos comerciais da revista ao lado de “Dragon Ball” de Akira Toriyama e “Slam Dunk” de Takehiko Inoue como os três maiores da década de noventa. Não demorou muito para Pierrot adquirir os direitos da obra e adaptá-la no formato de anime que foi veiculado nas nas televisões japonesas entre 10 de Outubro de 1992 até 17 de Dezembro de 1994. A animação chegou ao Brasil após ter seus direitos adquiridos pela Tikara Films em 1996, mas veio apenas a ser exibida pela falecida Rede Manchete entre 1997 e 1998 — durante os anos finais da emissora. Na TV a Cabo, foi exibida em 2004 pelo Cartoon Network no bloco Toonami junto a outros produtos orientais como Samurai X, Inuyasha etc.

Apesar de ser marcada como um dos maiores sucessos da década, Togashi cogitou encerrar seu produto durante vários períodos de publicação. Não era seu desejo estendê-la por muito tempo. Inicialmente queria encerrar o enredo durante o arco do Torneio das Trevas, após a derrota de Toguro. No entanto, convencido pelo seu editor, resolveu criar um arco seguinte chamado “Arco do Capítulo Negro”, onde conta a história do antagonista Shinobu Sensui, o detetive espiritual anterior à Yusuke, que ambiciona abrir um portal que interliga o mundo humano ao mundo dos demônios. No encerramento do arco, Yoshihiro mais uma vez foi convencido pela revista a não encerrar o enredo, criando o famigerado “Arco dos Três Reis”.

Para alegria do autor — mas não a dos fãs — a obra chegou ao fim em meados de 1994, encerrando canonicamente a jornada de Yusuke e seus amigos. Os quatro anos de publicação do manga se mostraram bastante desgastantes para o mestre Togashi, que repousara somente cinco horas de sono por noite durante o período de publicação da obra. Yu Yu Hakusho somou 175 capítulos compilados em 19 tankobon com mais de 50 milhões de cópias vendidas somente em território japonês. Seu lançamento no Brasil se deu somente nos anos 2000 pela editora JBC.

Yu Yu Hakusho contou também com o lançamento de dois filmes. O primeiro dele conhecido como “O Rapto de Koenma”, lançado em 10 de Julho de 1993 com uma simples sinopse “Koenma é raptado por Koashura e Garuga enquanto estava de férias. Garuga deixa registrado no vídeo de Koenma uma exigência: O Carimbo de Ouro (Golden Seal) do pai de Koenma – o rei Enma Daioh – que é a prova do poder do rei Enma no mundo espiritual; deverá ser entregue no Vale do Magma até o pôr-do-sol. Caso isso não seja feito, Koenma morre. Agora a turma de Yusuke Urameshi precisa ser mobilizada para salvá-lo.” e o seguinte lançado após o final da obra chamado de Yu Yu Hakusho: Invasores do Inferno que foi ao ar nos cinemas japoneses, nele “o Mundo Espiritual é atacado por uma forte enchente, arrasando com o lugar, causada por Yakumo, o rei de Meikai, um mundo paralelo ao Mundo Espiritual, que deixou de existir graças ao poder do Rei Enma. Botan então foge ferida para o mundo dos humanos com o objeto que é preciso para Meikai retornar. Yakumo consegue sequestrar Botan, então Yusuke, Kuwabara, Hiei e Kurama vão à luta, para salvar Botan e a Terra”.

Além das adaptações para televisão e cinema, foram lançados diversos jogos de videogame da franquia para consoles como Sega, Gameboy, Super Famicom e várias outras plataformas, mas somente três jogos foram lançados oficialmente no ocidente, duas versões para o console portátil de jogos da Nintendo Boy Advanced, e uma lançada para o console da Sony PlayStation 2. Graças ao sucesso do anime nas terras tupiniquins, a Tectoy lançou Yu Yu Hakusho: Sunset Fighters para os amantes de Mega Drive.

Apesar de não contar com produtos novos lançados após de 1996 com o lançamento de “Eizou Hakusho” — um compilado de clipes curtos que retrata acontecimentos posteriores a história original, image songs e entrevistas com dubladores — a franquia permaneceu forte no imaginário popular como um dos grandes produtos da cultura pop. Décadas depois, em 2018, foram anunciados dois OVA retratando histórias do manga que nunca chegaram a serem adaptadas para o anime, elas recebendo os nomes de: “Two Shots” e “All Or Nothing”. A primeira história é contada do ponto de vista de Kurama, passando-se um ano antes dos acontecimentos narrados na história original, mostrando como ele e Hiei se conheceram. A segunda adapta o penúltimo capítulo do manga com exclusividade, por ter ficado de fora da adaptação para anime, com Yusuke e seu grupo invadindo o Mundo Espiritual para derrubar um grupo terrorista que assumiu o controle de tudo.

Em 2019 foi anunciada uma peça teatral japonesa produzida pela Office Endless, dirigida e escrita por Chüji Mikasano, um dos roteiristas do anime Tokyo Ghoul — também pertencente aos Estúdios Pierrot. A peça foi encenada de 8 de Agosto a 22 de Setembro pelas cidades de Tóquio, Osaka, Fukuoka e Aichi, sendo bem-sucedida a ponto de ganhar sequências da trama nos anos posteriores. Em 16 de dezembro de 2020, foi anunciado que Yu Yu Hakusho receberá uma adaptação em série live-action que será transmitida na Netflix mundialmente, com o diretor de aquisição de conteúdo da Netflix, Kazutaka Sakamoto, atuando como produtor executivo e Akira Morii produzindo a série no estúdio Robot. A estréia da série está marcada para estrear dia 14 de Dezembro e uma nova adaptação em anime está possivelmente agendada para o ano de 2024.

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