Conecte-se com a Torre

Tudo sobre a revelação do Google Stadia na GDC 2019

Notícias Games

Tudo sobre a revelação do Google Stadia na GDC 2019

image_pdfimage_print

 

O Google anunciou nesta terça-feira (19) o Google Stadia, a plataforma de games da empresa a ser lançada oficialmente até o final de 2019.

O anúncio aconteceu durante a conferência da empresa para desenvolvedores na GDC 2019, transmitida para o mundo todo através de streaming ao vivo no YouTube.

 

O nome tomou como inspiração o fato de pessoas se reunirem em ambientes para acompanharem outras pessoas desempenharem suas atividades, desde a Idade Média, passando por competições esportivas, até a atualidade, onde pessoas se reúnem em ambientes virtuais (internet) para acompanharem outras pessoas jogarem.

Segundo o CEO da empresa, Phil Harrison, o nome “Stadia” é o plural de “Stadium” (estádio), representando uma coleção de entretenimento no qual o espectador poderá diretamente fazer parte do mesmo.

Tido inicialmente como um console, o Stadia será um serviço de assinatura de jogos através do serviço da nuvem, e não terá nenhum hardware para ser adquirido ou utilizado para garantir seu funcionamento. O serviço funcionará através da considerável quantidade de Data Centers do Google espalhados pelo mundo.

 

Principais requisitos

Durante o período de desenvolvimento, quando o Google ainda trabalhava com o nome Project Stream, o serviço estava rodando com 60 fps/segundo, HDR e resolução 1080p. Até o final de 2019, o Stadia será lançado com suporte para resolução 4K. Em um futuro próximo, o Google prometeu que levará a resolução 8k e mais de 120fps/segundo para o serviço.

 

Além disso, outro ponto a ser destacado está na qualidade do desempenho que será oferecido pela GPU do serviço do Google. O Stadia será lançado com a capacidade de até 10.7 teraflops, representando mais que o dobro do PlayStation 4 Pro (4.2 teraflops) e um aumento considerável em relação ao Xbox One X (6.0 teraflops), considerado o console com o melhor hardware do mercado.

 

Controle – Stadia Controller

O único hardware que será lançado para o Stadia será um controle exclusivo. Com aparência que lembra os controles Pro do Nintendo Switch e o controle do Xbox One, o controle do serviço será lançado com três esquemas de cores diferentes.

Serão quatro botões convencionais no lado direto e o D-Pad no lado esquerdo, com analógicos nos dois lados e quatro botões acessórios na parte superior dos dois lados. No centro, serão quatro botões, sendo dois deles com comandos especiais: No lado direito, o botão Share permitirá captura de vídeo, foto e transmissão ao vivo do jogo para o YouTube de forma instantânea. No lado direito, o botão do Google Assistant, o qual será utilizado para ajudar o jogador a prosseguir no jogo, servindo como um “detonado” imediato.

Vale ressaltar que o controle do Stadia não terá utilização obrigatória, pois como o dispositivo será reconhecido via cabo USB, os controles dos demais consoles (PlayStation 4 e Xbox One, por exemplo) poderão ser utilizados para jogar no serviço do Google.

 

Métodos de utilização

Por não ter um hardware específico e funcionar na nuvem, o Google Stadia estará funcionando em todos os dispositivos possíveis através de uma conexão sem fios. Qualquer PC, notebook, tablet, smartphone, Chromecast ou TV terão disponibilidade para o funcionamento.

O vice-presidente e gerente geral, Phil Harrison, afirmou que o Stadia “haverá pouca exigência técnica” dos dispositivos, pois os Data Centers espalhados pelo mundo farão a maior parte do trabalho necessário para possibilitar o funcionamento estável dos jogos.

Não foi informado oficialmente qual será a velocidade mínima exigida de internet, mas há uma expectativa positiva depositada em torno do lançamento da internet 5G, a partir do final do ano, em alguns países.

 

Jogos

Image

Foram confirmados oficialmente apenas três jogos para o serviço. O primeiro deles será o Assassin’s Creed Odyssey, jogo que serviu como testes na fase de desenvolvimento (Project Stream) para o desenvolvimento do Stadia. O segundo a ser confirmado foi DOOM Eternal, o qual rodará na resolução 4K e 60 frames por segundo, além de tecnologia HDR. Por fim, o desenvolvedor Dylan Cuthbert (criador da franquia Star Fox) afirmou estar criando um jogo inédito.

O primeiro estúdio responsável exclusivamente para a plataforma será o Stadia Games and Entertainment, sob o comando da canadense Jade Raymond, fundadora da Ubisoft Toronto e criadora da franquia Assassin’s Creed. Novas parcerias serão anunciadas brevemente, e mais de 100 desenvolvedores seguem com kits de desenvolvimento em mãos.

Foi anunciado também o suporte com diversas Engines para desenvolvimento de jogos para o Stadia: Unreal, Unity, CryEngine, além de outros softwares como Havok, FMOD, Audiokinetic, Umbra, Ikinema, Improbable’s SpatialOS, Simplygon, Microsoft Visual Studio, Vulkan, dentre outros.

 

 

Cross-plataforma

O console terá suporte cross-plataforma, não apenas em relação a jogabilidade online, mas também com compartilhamento de saves entre os consoles. Porém, o Google não afirmou com quais consoles esta função estará habilitada. Depende de Microsoft, Sony e Nintendo as decisões para liberarem o cross-play com o Stadia.

 

 

Lançamento

Imagem

O Google Stadia será lançado até o final de 2019, nos Estados Unidos, no Canada, na Europa e na Grã-Bretanha, em uma data ainda a ser anunciada. A empresa estará presente na E3, em junho, onde poderemos ter mais informações em relação ao lançamento e aos jogos que estarão disponíveis inicialmente.

Não há previsão para lançamento no Brasil.

Comentários

Mais em Notícias Games

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways