Em Gears of War 5 teremos a novidade de poder jogar uma campanha co-operativa com 3 jogadores, algo que o jogo anterior não fazia. Mas o diretor Rod Fergusson deu detalhes do porque o jogo não poder ser jogado com 4 jogadores igual o terceiro game da franquia.
A explicação é algo bastante aceitável. Alguns problemas na criação do design, sendo necessário criar áreas maiores para que possa suportar 4 jogadores. Isso poderia causar uma experiência caótica, tudo isso pra manter constantemente na tela um grande número de personagens com falas e outros eventos.
“Jogo muito em co-operativo e tudo o que faço é baseado no co-operativo,” disse Fergusson numa apresentação na San Diego Comic Con.
“O problema com co-operativo para 4 jogadores é que vira um caos. Quando você jogou aquela Halo pela primeira vez, aposto que não nada do que estava acontecendo o tempo todo. Enquanto estava pegando munição, outra pessoa ativou um evento que causa alguma coisa…você sabe do que estou falando.”
“Existe um problema com quatro jogadores que te força a ter mundos maiores. Uma das coisas que irá notar em Gears 1, 2 e depois no 3, é que o 3 tinha níveis muito maiores porque, ‘Agora temos de encontrar locais onde quatro jogadores podem encostar.’ É muito mais difícil de construir.”
O maior desafio fica por conta da narrativa, já que todos os personagens tinha que ser destaques para que alguém jogando com ele pudesse ver sua importância na historia.
“Também é um desafio maior para a narrativa. Se olhar para Gears 3 e para as cinemáticas, foi uma das coisas nas quais tive de trabalhar com a Karen Traviss, ela começou a fazer uma espécie de ronda, onde todos tinham uma fala. Não podias ter os personagens sozinhos. Era sempre uma cena com quatro pessoas, sempre quatro pessoas num momento. Assim sendo, todas as quatro pessoas partilhavam a sua opinião.”
Devido a tudo isso, baixaram para 2 jogadores o co-operativo em Gears 4, mas em Gears of War 5 teremos o modo Escape para 3 jogadores e o modo Horda para até 5 jogadores.
Gears of War 5 estará disponível a partir de 10 de Setembro para Xbox One e PC.