Conecte-se com a Torre

Coringa | Filme ganha o Leão de Ouro no Festival de Veneza

Cinema

Coringa | Filme ganha o Leão de Ouro no Festival de Veneza

image_pdfimage_print

Não é piada, eu juro.

Com o encerramento do Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos mais tradicionais festivais do cinema mundial, foi divulgada hoje (07) a lista dos filmes premiados pelo evento. E para a surpresa de muitos (E alegria de alguns) o filme do Coringa recebeu a maior premiação do evento, o Leão de Ouro, após ter sua premiere recebida com uma ovação de oito minutos. A vitória do filme de Todd Phillips, que reinventa a origem do arqui-inimigo do Batman, é um avanço significativo na campanha do filme rumo à temporada de premiações.

A intenção da Warner com filme do Coringa, desde a sua concepção, foi de criar um concorrente ao Oscar. O filme foi proposto como uma reivenção séria do Coringa no estilo dos dramas sobre crime dos anos 70 do diretor Martin Scorcese, que é produtor do longa. O projeto une o útil e o agradável para o estúdio, fazendo um drama adulto de “prestígio” com um ator renomado como Joaquim Phoenix, os tipos que são elogiados pela crítica e ganham prêmios mas raramente são vencedores de bilheteria hoje em dia, e juntando isso a um personagem extremamente popular na cultura pop, que praticamente se vende sozinho. Não é a primeira vez que isso acontece, o filme Logan, de James Mangold, também se vendeu como um filme “adulto”, com temáticas e estética dos clássicos do faroeste mas com personagens de quadrinhos.

Mas o fato da bancada de júris de um festival europeu (Liderada pela cineasta argentina Lucrecia Martel) ter dado o seu maior prêmio a um blockbuster Hollywoodiano, de um diretor cujo maior expoente no currículo é a trilogia Se Beber Não Case, não é pouca coisa, e deve dar muita confiança na eventual campanha de premiação do filme.

De qualquer forma, o filme já está dando o que falar pelos críticos, tanto positivamente quanto negativamente, e deve ganhar cada vez mais gás conforme avança no circuito de festivais. O fato é que esse é o primeiro filme baseado em quadrinhos a ganhar esse prêmio, que assim como vencedores dos anos anteriores como Roma e A Forma da Água, aumenta muito as suas chances de concorrer ao Oscar. Resta saber como a recepção do público vai se comparar com a da crítica. Por um lado, os fãs de quadrinhos tendem a defender qualquer coisa que façam o público em geral levá-los a sério, por outro, o conteúdo do filme foi descrito como chocante, além de extremamente politizado.

Só sabemos de uma coisa: Nós vivemos em uma sociedade, e é essa sociedade que vai decidir o valor dessa obra.

Coringa estreia dia 3 de Outubro no Brasil.

Comentários

Mais em Cinema

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways