Doom Eternal | Compositor do jogo é demitido pela id Software após polêmica

id Software confirmou nesta segunda-feira (4) que demitiu o compositor Mick Gordon após comentários polêmicos sobre a trilha sonora de Doom Eternal.

Toda a situação ocorreu durante o mês de abril. Um blogger, que se identifica como “thatACDCguy” ressaltou a variação de qualidade técnica do áudio encontrado no jogo.

O problema foi iniciado após o blogger ter afirmado que o culpado pela situação foi o compositor Mick Gordon, e que “esperava mais” de seu trabalho.

Em resposta à um seguidor, Gordon afirmou que teria dúvidas em trabalhar com a id Software novamente, transferindo toda a responsabilidade para o líder de audio design da empresa.

O funcionário acabou sendo “identificado” pelos fãs de Doom, passando a ser alvo de xingamentos constantes.

“Alguns sugeriram que nós fomos desrespeitosos com a comunidade, outros disseram que Gordon não teve tempo suficiente para exercer sua criatividade. O fato é que nada disso é verdade

O que é inaceitável para mim são os ataques diretos e pessoais ao nosso funcionário de audio design, particularmente considerando suas contribuições ótimas para o jogo, assim como o dano que isso trouxe para diversas pessoas talentosas.”

Estou desapontado em ver que isso chegou à este ponto. Mas, assim como sempre fizemos, estaremos adaptando tudo de acordo com as circunstâncias para seguirmos na busca de artistas talentosos na indústria com vontade de colaborar.

Por isso, nosso time agradece a criação colaborada de Mick, que irá continuar sendo lembrado pelos fãs para sempre.”

 Marty Stratton, produtor executivo de Doom – Nota oficial

Aparentemente, a situação desandou no desenvolvimento quando o contrato de entregar “no mínimo12 trilhas originais não estava sendo respeitado, pois o material recebido pela id Software não era de uma fonte direta, mas sim por desenvolvedores.

Após diversos desentendimentos, trabalhos paralelos foram feitos. O resultado final foi uma tentativa de juntar as trilhas sonoras de Gordon com trilhas desenvolvidas pela própria id Software.