Conecte-se com a Torre

Henry Cavill continuará no papel de Superman, mas não protagonizará filme próprio

Cinema

Henry Cavill continuará no papel de Superman, mas não protagonizará filme próprio

 

Muitos dizem que há uma “maldição” no papel de Superman. Desde que o ator George Reeves, que interpretou o personagem no seriado dos anos 50, se suicidou após o personagem consumir sua carreira a ponto de não conseguir trabalho, muitos profissionais que se envolvem em produções relacionadas ao personagem ou sofrem alguma tragédia, ou nunca evoluem a carreira para papéis de destaque, com exceção, é claro, de outros projetos do herói. Então é de se esperar que até uma boa notícia para o ator Henry Cavill sobre a continuidade de seu papel como Superman acabe sendo também uma má noticia.

A trajetória dessa versão cinematográfica de Clark Kent foi turbulenta desde o início. Em sua primeira aparição em O Homem de Aço, muitos criticaram a forma como o personagem foi retratado de forma infiel à como ele é retratado tradicionalmente, em especial a sua personalidade e a destruição causada pela batalha final em Metrópolis. Em Batman v. Superman: A Origem da Justiça, a situação não foi melhor. Foram feitas as mesmas críticas de Homem de Aço, além de apontarem a descaracterização do personagem no filme, onde ele possui apenas 43 linhas de diálogo em uma produção de 150 minutos. Em Liga da Justiça, Cavill, principalmente seu bigode,  foi um dos principais complicações de uma produção extremamente problemática. O ator estava cotado para reaparecer em uma pequena aparição em Shazam!, mas conflitos de agenda com a série The Witcher impossibilitaram isso, e o papel dele foi reduzido a uma aparição abaixo da cabeça no final do filme.

O site Heroic Hollywood relata que a Warner Bros. ainda estaria interessada em trazer o ator para futuros filmes no seu Universo DC. Não há, porém, planos para um novo filme protagonizado pelo personagem. De acordo com uma fonte, não há roteiro em desenvolvimento para um possível Homem de Aço 2 pois a Warner não acredita que um filme de Superman “possa ter sucesso no momento atual”. Levando em conta o histórico dos filmes do personagem, é compreensível a produtora pensar assim. Outro suposto empecilho para um filme seria apresentá-lo para um diretor de alto nível. De acordo com o site, qualquer diretor com o cacife necessário para tomar as rédeas de um filme do Superman também iria querer escolher seu próprio elenco para isso. O site menciona especificamente J.J. Abrams para ilustrar esse ponto. O diretor, que chegou a roteirizar o filme cancelado Superman Flyby em 2003, é notório por saber reunir elencos de peso para seus filmes (O último filme de Missão Impossível, por exemplo, tem no seu elenco principalmente os atores escalados no terceiro filme da franquia, que Abrams dirigiu). Houve boatos que Abrams queria dirigir um filme com o personagem protagonizado por Michael B. Jordan, mas as negociações não saíram do papel. Porém, agora que a Bad Robot, produtora de Abrams, tem uma parceria com a Warner, é possivel que isso mude.

De qualquer forma, fica claro que a Warner não vai abrir mão do personagem nos seus filmes, mesmo que não acredite no seu potencial como protagonista solo, tal como foi a trajetória do personagem Hulk, na Marvel Studios, cujo último filme solo foi em 2008, mas apareceu em sete filmes nos 11 anos seguintes. Ainda assim, não significa que o personagem foi abandonado. Uma série televisiva do personagem interpretado por Tyler Hoechlin, spin-off da sua aparição em Supergirl, será lançada em 2021, assim como um filme animado, Superman: O Homem de Amanhã, para estrear nova a série de filmes animados em home-video independentes da cronologia estabelecida em 2013 com Liga da Justiça: Guerra. Além do vindouro corte Snyder de Liga da Justiça, que mostrará a visão original que o diretor tinha do filme. Talvez se essas produções vingarem, é possivel que a Warner reconsidere a viabilidade de um filme do último filho de Krypton.

Resta saber em qual dos futuros filmes Henry Cavill dará as caras. De preferência, barbeado.

Comentários

Mais em Cinema

Topo