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Análise | RX 6600 XT tem boa performance e preço alto para 2023

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Análise | RX 6600 XT tem boa performance e preço alto para 2023

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O mercado de placas de vídeo passou por poucas e boas em 2021, mas mesmo assim foi responsável por entregar alguns exemplares interessantes, como a Radeon RX 6600 XT, placa intermediária da AMD para rodar games em Full HD, qualidade alta, e com Ray Tracing ativado. A Torre de Controle gentilmente recebeu uma unidade cedida pela própria AMD, e depois de algumas semanas de uso, demos nosso veredito sobre este modelo.

Design e construção

O modelo que recebemos tem fabricação da PowerColor e pertence à famosa linha Red Devil. Certamente, as placas dessa família possuem um dos visuais mais bonitos do mercado, cujo símbolo é o famoso diabinho que dá nome para a placa.

Por se tratar de um produto AMD e fazer alusão ao inferno, a GPU tem alguns LEDs vermelhos na lateral e no logotipo, perfeito para quem gosta de muitas luzes dentro do gabinete. Infelizmente não é possível customizar o RGB da placa, mas o charme dado pelas luzes vermelhas é um detalhe bem bonito mesmo assim.

Essa variante é uma placa bem robusta, com revestimento em metal e alumínio na carcaça, e alguns pontos feitos em plástico, além do backplate traseiro para proteger o PCB. No geral, o projeto é bem parrudo e competente nesse sentido, passando a impressão de uma placa muito bem feita e que deixa as concorrentes de outras fabricantes para trás.

A tonalidade preta com cinza e as luzes vermelhas transformam essa RX 6600 XT numa bela peça decorativa dentro do PC. O peso da GPU é notável, mas nada que um gabinete padrão não posso suportar. Aliás, o modelo é relativamente pequeno, com 25 centímetros de comprimento, e necessitando de apenas dois slots no gabinete.

O sistema de ventoinhas não tem grandes evoluções, mas faze um bom trabalho e conseguem resfriar bem a placa, ao passo que o nível de ruído é mínimo, mesmo em altas cargas de estresse. Por fim, vale comentar sobre o conector de energia. Para este projeto, a PowerColor pede dois conectores, um de seis e outro de oito pinos, além de uma fonte de 600W para funcionar sem problemas.

O chip

A Radeon RX 6600 XT é uma placa que ainda conta com a arquitetura RDNA 2, e possui o chip NAVI 23, produzido pela TSMC com uma litografia de 7nm. O modelo possui 32 unidades computacionais, clock base de 2428 MHz, e boost para até 2607 MHz. Em relação a sua antecessora, a Radeon 5600 XT, há uma diferença considerável, não somente de estruturas, mas quando comparamos a eficiência da nova – antiga – arquitetura da AMD.

Já em termos de memórias, essa GPU tem 8 GB de memória VRAM GDDR6, com largura de banda de 256 GB/s e barramento de 128-bit. Os 8 GB são uma boa pedida para games com texturas mais complexas, e principalmente resoluções maiores, como o Quad HD.

Testes e benchmarks

Antes de passarmos para os testes práticos, a nossa bancada é composta por uma placa-mãe Aorus B550I Pro AX, 16 GB de memória RAM DDR4 a 2666 Mhz, e uma Ryzen 7 5700X.  O air cooler utilizado foi um Noctua NH-D15 Chromax.

Vale destacar que testamos games narrativos em Full HD e 4K, porém, vale se atentar para algumas regras dos testes: conforme subimos a resolução, o processador fica com uma menor carga e a placa de vídeo é o componente que precisa trabalhar mais. Logo, quanto menor for a porcentagem de uso do processador, melhor; e quanto maior a porcentagem de uso da placa de video, melhor.

Em Resident Evil Village e Spider-Man testamos as duas resoluções, por serem games single-player e mais cinemáticos, que casam bem com 60 frames travados, como nos consoles. Já em Overwatch 2 e Warzone 2.0, por serem títulos competitivos, os testes foram feitos somente em FHD, já que não há muito sentido em jogar esse tipo de game em 4K.

Ademais, tecnologias de redimensionamento de imagem, como AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) e o Deep Learning Super Sampling (DLSS) são utilizadas em praticamente todos os cenários. Esses recursos podem ajudar a melhor serrilhado e aumentam consideravelmente o desempenho, logo, não há motivos para não utilizar.

Resident Evil Village

Resident Evil Village é um game bem otimizado pela Capcom. Em Full HD, qualidade máxima e AMD FSR 1.0 ligado, o game conseguiu um gameplay excelente, passando dos 200 quadros em praticamente qualquer cenário. Já ao Ligar o Ray Tracing, a jogatina caiu casa dos 80/85 frames, sem grandes problemas para a 6600 XT.

Já em 4K, utilizando FSR em modo Equilibrado e qualidade máxima, é possível conseguir mais de 100 frames, em média, e uma ótima estabilidade. Porém, ao ligar o Ray Tracing, a taxa de quadros cai pela metade. Nesse sentido, a GPU não conseguiu acompanhar bem a demanda, porém, é compreensível, visto que o modelo não é indicado para 4K.

Spider-Man Remastered

Spider-Man é um game que possui certa alternância de desempenho durante as balançadas de teia na cidade. A GPU faz bons 87 frames com tudo na qualidade máxima e FSR 2.0 em modo Qualidade, sem problemas. Já ao ligar o Traçado de Raios, precisamos colocar o FSR em modo Equilibrado para que o gameplay fique na média dos 50 quadros.

Em 4K a RX 6600 XT não se saiu bem em nenhum cenário. Com FSR em modo Equilibrado, o framarate ficou abaixo dos 50 quadros, e ao ligar o Ray Tracing e trocar para o modo Desempenho, é possível jogar pouco acima dos 30 frames.

Warzone 2.0

Warzone 2.0 é uma caixinha de surpresas quanto a otimização, mas por conta da popularidade não dá para deixar o sucesso da Activison de fora. Utilizamos a qualidade Alta para mensurar até onde o processador pode ir, mas o ideal em games competitivos é sempre mirar em uma configuração média/baixa para ter mais frames. Com o AMD FSR 1.0 ligado na configuração Equilibrada, o título conseguiu uma média maior do que 127 quadros, dando boa margem para ultrapassar os 144 frames que compõem a taxa de atualização de inúmeros monitores.

Overwatch 2

Por fim, Overwatch 2 é um ótimo título para mensurar até quantos frames podemos fazer com essa placa. Em Full HD, qualidade máxima e FSR, o game foi um passeio no parque, contabilizando mais de 300 quadros muito estáveis.

3D Mark – Fire Strike Extreme

3D Mark – Time Spy

3D Mark – Port Royal

Vale a pena?

Desenvolvida para aguentar qualquer game em qualidade máxima, a mais de 60 quadros, e em Full HD, a RX 6600 XT cumpre bem esse papel, e ainda dá uma margem interessante para experimentações em Quad HD, embora, para isso, seria mais interessante investir em uma RX 6700 XT ou uma RTX 3060 Ti. Seja como for, a placa dá conta do recado e é um projeto bem competente da AMD.

No entanto, quando falamos de Ray Tracing as coisas começam a sair do controle. Embora hajam estruturas e a tecnologia para rodar esse tipo de recurso, a série 6000 da AMD não consegue bater de frente com as RTX 30xx, da NVIDIA. É possível rodar os games, mas também é preciso manter o bom senso das configurações gráficas para atingir 60 quadros estáveis.

Falando em estabilidade, os drivers da AMD me deram dor de cabeça. A tela piscava aleatoriamente, sem explicações, o sistema apresentava lentidão em alguns momentos. A própria instalação do driver principal, o AMD Adrenalin, deu erro várias vezes antes de ser instalado. Problemas com drivers acontecem com todas as fabricantes e podem ser facilmente corrigidos, porém, não deixam de ser incômodos.

Já quando o assunto são valores, a Radeon RX 6600 XT é encontrada na faixa dos R$ 2.400 a R$ 2.600 no varejo, e por esse preço fica muito difícil recomendar essa placa. O principal motivo é que a RX 6700 XT, GPU bem mais parruda, custa próximo dos mesmos R$ 2.600 e é certeiramente uma ótima aquisição. Olhando para a concorrência externa, a RTX 3060 Ti costuma aparecer por um valor similar, e traz um salto de performance muito considerável.

Dito isso, para 2023 a RX 6600 XT deve ser uma boa pedida em termos de performance, caso o seu gameplay não envolva muito de Ray Tracing, mas quando falamos em custo x benefício fica difícil recomendar esse modelo.

 

Confira também a nossa análise em vídeo:

Fundador da Torre de Controle. Sou apenas um jogador tentando sobreviver em um jogo sem pause, vida extra ou checkpoint.

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