Conecte-se com a Torre

Por que você DEVE jogar System Shock 2?

Artigos

Por que você DEVE jogar System Shock 2?

image_pdfimage_print

”THE POLITO FORM IS DEAD, INSECT”

Ok ok, eu confesso que estou até um pouco emocionado aqui. System Shock 2, talvez, é até mais importante do que o seu antecessor. Pra falar a verdade, acho que estou emocionado demais e posso falar bobagens que me farão ser crucificado, mas não há como esconder, eu tenho muito amor por esse jogo.

System Shock 2 The Polito Form is Dead - YouTube

Talvez vocês lembrem, caros leitores de longa data (ou talvez não), mas eu já escrevi um texto sobre System Shock 1, na verdade, foi ele que começou toda essa brisa de quase apontar uma arma para que os leitores joguem os títulos que eu amo. System Shock 1 tem seus méritos, e eu disse muito sobre eles lá no texto (vai ler, juro que é um texto legal), mas eu honestamente sou cadelinha do seu sucessor.

E bem, acho que nada mais correto do que fazer uma recomendação honesta de um dos meus jogos favoritos de todos, logo na véspera do lançamento do remake do System Shock 1, que está com data marcada para Março de 2023 (falei sobre o jogo lançar em breve com o outro texto, em 2021, olha só onde estamos de novo). Acho que tentarei, com essa carta de amor em formato de artigo, te convencer da possibilidade de jogar System Shock 2 em 2023, e te fazer refletir em como os jogos atuais são chatos em comparação com o que tínhamos a uns anos atrás. Vamos lá?

”Are you afraid?”

Já tivemos o papo sobre as coisas serem produtos de seus respectivos tempos, certo? Então, não vou entrar muito a fundo nisso novamente, se não até o dono do site vai ficar de saco cheio com as minhas parada. Mas é, System Shock 2 é um bagulho que realmente pertence ao final dos anos 90, e não, não dá pra esconder isso.

Mas antes de irmos a fundo para dentro do jogo, acho importante refletirmos sobre a sua produção e sua perspectiva de contemporaneidade, afinal ele é um produto do seu tempo, né? oh no eu fiz de novo, desculpa é mais forte do que eu

Mas, pra quem lembra, originalmente o título foi produzido pela galerinha da Looking Glass Studios, lembra deles? A rapeize da série Ultima e tals, os grandes nerdolas dos anos 90 que nos entregaram a magnífica obra de 94, vulgo System Shock 1. Então, pro período muito se discutia sobre a sequência desse hit de 94, só que o que ninguém esperava é que a sequência ia demorar 5 anos para ser produzida e entregue.

Existem muitos motivos para isso, alguns até que não são documentados de fato, portanto, existe uma lacuna de informação para ser preenchida ainda pelo futuro que há de acontecer (o que esse texto com certeza não o fará), mas isso não nos importa. O que importa é que, no final da década de 90 existia não uma, mas duas Looking Glass Studios, a segunda mais tarde seria conhecida como Irrational Games.

É então, sabe a rapeize da Irrational que fez Bioshock? Pois é, acho que não é surpresa para muitos (acredito eu) que as origens desta galera vem lá de trás com a Looking Glass. E a história fica mais engraçada ainda, pois pensa comigo, o que pode ser pior do que fazer um título totalmente experimental e ambicioso como System Shock 2? Pois é, fazer outro ao mesmo tempo.

”What is it you fear?”

Thief: The Dark Project (Video Game)

tenho uma certa nostalgia com as artes dessa época

A receita pra tudo dar errado, estava em cima do colo dos times de ambos estúdios da Looking Glass I-II, pois ao mesmo tempo em que era desenvolvido a sequência milagrosa, Thief: The Dark Project, outro clássico cult (no qual eu preciso escrever sobre, ohhh meu deus….) era desenvolvido. Na verdade, System Shock 2 compartilha da mesma engine que Thief, a Dark Engine.

Consequentemente, caso você, meu querido leitor, vá jogar ambos os games, perceberá semelhanças no quesito de mecânicas e funcionamentos, e até mesmo de bugs que ambos compartilham.

Hoje em dia, levando em consideração o valor de produção que jogos possuem, esse tipo de política/ensaio é impensável. Sabemos muito bem os problemas que o game development possui hoje em dia e, como o patamar está em outro nível quanto a tudo que envolve essa indústria, o que com certeza ainda eram problemas distantes para a realidade do final da década de 90. Mesmo assim, ainda é interessante pensar em como fomos agraciados, pelos mesmos criadores, com duas das melhores obras provenientes da indústria de games, obras que são aclamadas e idolatradas até hoje. (sou um desses que idolatra ambos os games)

”The end of your trivial existence?”

System Shock 2 helped define survival horror — but it's still in a league of its own - The Verge

Ok, se você está até agora aqui comigo, então posso dizer que você é um guerreiro dedicado e, talvez você esteja um pouco interessado em System Shock 2. Juro que eu começo a falar do jogo agora, sério. Caso você tenha lido meu texto sobre o primeiro jogo, e eu recomendo que leia, você vai se lembrar que System Shock 2 é a sequência do papai dos immersive sims. Não me estenderei a explicar a filosofia de design do gênero, pois está tudo explicadinho no outro artigo, mas devo completar que System 2 é a extensão de tudo que os desenvolvedores queriam fazer, cinco anos antes.

System Shock 2 é um RPG mais denso, mais complexo, mais atmosférico, mais intrigante e mais aterrorizante do que System 1 poderia ser. Tanto que para alguns dos fãs na comunidade, System Shock 2 é uma aula de como fazer um jogo de terror sem ao menos ter a intenção de fato.

Claro que eu não me ATREVERIA a dar spoilers da experiência, seria um pecado gigantesco da minha parte fazer isso. Mas atrevo a dizer que, talvez vocês tirem experiências tensas e extremamente sinistras de System Shock 2, da mesma forma que sentiriam jogando Silent Hill ou Siren (meu deus, alguém conhece Siren ainda?).

A verdade é que assim como System Shock 1, a sequência dá um aulão intensivo sobre como criar atmosfera, visual storytelling e level design imersivo para a fornecer ao jogador uma experiência totalmente diferente do normal.

”When history of my glory is written…”

System Shock 2 screenshots, images and pictures - Giant Bomb

System 2, assim como seu antecessor, é um sci-fi RPG cyberpunk puro, e diferente de System 1, a sequência lhe permite muitas abrangências de caminhos para jogar, e dá muita liberdade para o jogador… em tese. Bem, todos devemos tentar imaginar o quão difícil deve ser balancear um jogo tão grande assim, logo, System 2 tropeça um pouco em seus próprios sistemas.

Não encare isso de forma intimidadora, o jogo sim lhe dá a possibilidade de experimentação e diversidade, porém algumas dessas coisas só começam a funcionar em X-Y partes do jogo. Por isso, para uma primeira experiência, recomendo muito o acompanhamento e/ou leitura de um guia para os iniciantes que se aventurarem no título.

Caso se aventure, se deparará com o seguinte: corredores e localidades que nunca lhe transmitirão a sensação de segurança, constante checagem dos cantos de cada nova área inexplorada e uma incessante ansiedade do desconhecido que espreita nesses corredores arrojados.

Ah, e eu não posso esquecer da soundtrack BANGERS demais desse jogo. Ok, me escute, lembra que eu disse que System Shock 2 para alguns é um jogo de terror? Então, a soundtrack desse jogo não respeita muito essa linha de pensamento, porque facilmente dá pra headbangar escutando ela. Eric Brosius simplesmente não quis, ou melhor, não se importou com o fato do jogo ser mais voltado para o horror, e mandou as braba com uns tecno da virada do milênio, QUE MEU AMIGO, QUE BAGULHO SINISTRO.

”…your species shall only be a footnote of my magnificence.”

Pre-purchase System Shock on Steam

Ok, EU ESTOU EMOCIONADO. Escrever um texto sobre um dos seus jogos favoritos é muito bom, e muito gratificante poder compartilhar isso tudo, e eu nem sei se vocês estão lendo ainda, que sinistro né? Bem, fica um combinado entre nós: por favor, jogue System Shock 2!

E por favor, fique de olho no lançamento do System Shock: Remake agora em Março. O jogo visa lançar para todas as plataformas apropriadas do momento, sejam elas da PlayStation e da Microsoft, assim como (e principalmente) no PC pela Steam. (nada pra galera da Nintendo, dá nem pra sentir pena)

 

 

Conhecedor dos estudos históricos, amante da arte dos vídeo-games, streamer, ex pro-player de HearthStone, ilustrador e escritor.

Comentários

Mais em Artigos

Topo
demo olympus starlight princess demo slot bonanza fortune dragon slot demo sugar rush gatotkaca slot demo slot 5 lion wild west gold demo gates of olympus starlight princess sweet bonanza fortune dragon sugar rush gates of gatot kaca aztec gems 5 lions megaways sweet bonanza xmas fruit party wild west gold power of thor megaways the dog house megaways