Recentemente o Steam vem tendo problemas com o chamado Review Bombing (ou bombardeamento de análises), que são análises e comentários dos usuários publicadas de forma massiva na plataforma com o único propósito de diminuir a nota de jogos que vão de encontro a suas opiniões, ou outros motivos, como exclusividade em um determinado console, preço abusivo de lançamento, atrasos no lançamento, dentre outros e até mesmo política.
O sistema de análises e comentários de usuários no Steam é uma forma de avaliar os jogos para os outros usuários, que assim, poderiam ter mais informações precisas antes de investir em um jogo. No entanto, o bombardeamento de análises vem deturpando esse sistema, rebaixando notas de jogos sem considerar o seu conteúdo.
Desta forma, a Valve implementou em 15 de março uma atualização para o Steam que identifica os comentários e análises classificados como nocivos ou fora de contexto, removendo-os da contagem para a avaliação dos jogos. O sistema também identifica quando é disparado uma quantidade anormal de análises sem relação com o jogo em um curto período de tempo.
Análise de atividades fora de tópico
Também serão ignorados os textos que não tratam especificamente do jogo, mas especificamente comentários sobre existência de DRM e mudanças nos termos de uso do jogo, que segundo a empresa, não são relevantes para o consumidor médio. A Valve afirma ainda que não removerá os textos escritos pelos usuários, dando a opção de visualização da nota geral do jogo também levando em conta os comentários e avaliações nocivas, caso o usuário tenha interesse em consultá-las (esta opção poderá ser ativada nas “Configurações de análises” nas suas preferências da Loja Steam).
Fonte: Steam Blog via Voxel.