Rumores e previsões para a E3 2021: outras conferências.

O que esperar?

Um tempinho atrás, a Sony tomou a decisão definitiva de encerrar suas conferências na E3. Provavelmente buscando algo mais singular e particular, o State of Play foi criado para preencher esse vácuo de comunicação com os fãs.

Porém, a E3 sempre foi conhecida por ter diversas outras conferências, não apenas da Trindade Verde-Azul-Vermelha. Para a nossa surpresa, esse ano teremos a presença da Take-Two, publisher da Rockstar e 2K, e até mesmo uma conferência particular para a Gearbox, responsável pela franquia Borderlands.

Então, juntando informações e rumores pela internet a fora, cheguei num veredito de previsões e rumores para essas conferências.

Take-Two Interactive

Andou perambulando rumores por ai, que um remake completo de Red Dead Redemption 1 estaria em desenvolvimento, com a engine do segundo game. A integridade dessa informação só continua a ficar mais forte, na medida que apontamentos e vazamentos, indicam que a nova versão remasterizada de GTA V, em desenvolvimento para a nova geração, utilizará dessa engine totalmente atualizada do poderoso RDR2.

Sempre foi muito incomum de vermos a Rockstar fazendo participações nesses eventos, seus anúncios sempre foram mais reservados. Talvez esse paradigma seja quebrado? Veremos.

Junto disso, muito se especulou de novas informações da 2K, sendo provavelmente algo sobre o Bioshock 4. Seu ”pré-develop”, fora anunciado a quase 2 anos atrás, e o projeto está sendo coordenado com uma equipe totalmente nova, tendo ausência de veteranos de outros títulos. Muito foi debatido e ”vazado”, sobre o jogo ter um design de open-world, o que sinceramente não foi uma mudança muito bem recebida pelos fãs (assim como eu).

De resto, é bem possível que não receberemos nenhuma informação sobre um título novo da Rockstar, ou talvez… Bem, meses atrás, surgiu um rumor de que a Pedra-Estrela estaria trabalhando num jogo com temática medieval(?).

Gearbox Software

A produtora responsável por Borderlands, fará uma breve conferência nessa E3. Ano passado, vazamentos/rumores diziam que um REBOOT da franquia Brothers in Arms, estaria a caminho. Esse reboot, estaria em desenvolvimento a muitos anos, desde o cancelamento do título ”Furious 4”, em 2011.

O jogo se passaria exatamente após os eventos de Hell’s Highway de 2007, acompanhando o desenrolar e até mesmo desfecho da aventura do capitão Baker. Utilizando do sistema e combate tático, já conhecido nos títulos anteriores, e ampliando com características vistas em RPGs, o novo título da série apostaria para uma narrativa extremamente dramática, com direito a escolhas e finais diferentes.

A produção desse título, está recheada de controvérsias e de práticas de trabalho não saudáveis (crunch), e já sofreu diversos reinícios de desenvolvimento, visto que insiders alegam que a própria Gearbox ”sofria em entender como eram as raízes da franquia.”

Além disso, a conferência talvez contará com novas informações sobre as próximas fases e etapas de Borderlands 3, e provavelmente apresentará um leque de novos jogos indies, a qual a Gearbox andou apoiando (e muito) nos últimos anos.

Square Enix

Muito se especula sobre o que estará sendo apresentado de novo, por parte da Square. Naturalmente, poderemos receber novas informações sobre Final Fantasy VII Remake, assim como algo sobre Final Fantasy XVI.

Alguns rumores apontam para novas informações de expansões para Final Fantasy XIV, e novos remasters/coletâneas de títulos antigos. Receberemos novas informações sobre o remaster de Legend of Mana, já que o mesmo lançará em breve nesse mês.

Agora deixando Free Fi-, digo, Final Fantasy de lado, provavelmente teremos informações do futuro de Lara Croft, novas expansões para Marvel’s Avengers e TALVEZ, um novo Deus Ex! Rumores apontam que um novo jogo, entrou em pré-produção. Quiçá veremos a conclusão da trilogia de Adam Jensen ser produzida mais cedo do que imaginávamos.

Ubisoft

Teremos muito, mas muito Far Cry 6 mesmo. A conferência da Ubisoft, talvez, irá girar em torno de desenvolver, apresentar e vender o peixe do novo capítulo da série. Aparentemente o jogo apresentará uma ausência de mecânicas e características, para se focar na narrativa, o que será o grande foco dessa aventura.

Junto disso, rumores indicam que teremos *algo* de Beyond: Good and Evil 2 (já achava que isso era delírio meu), mas o que exatamente não se sabe ao certo. Assim como anúncios e apresentações de expansões para Watch_Dogs: Legion e Valhalla.

Ah, e provavelmente podemos ter um tira gosto do remake de Sands of Time, que estava com uma previsão de lançamento para Abril, mas… parece que esqueceram que ele existe. Tudo indica nos rumores, que uma nova gameplay, screenshots e uma nova data de lançamento, serão expostas nessa conferência.

CAPCOM

Depois dos vazamentos no início desse ano, aprendemos muito sobre os planos futuros da CAPCOM e de suas franquias. Tais planos, que circulam na ressurreição de clássicos, como Onimusha e um novo Dragon’s Dogma.

Não sabemos ao certo o que esperar dessa conferência, provavelmente veremos informações sobre a versão de PC de Monster Hunter Rise (já vazado), assim como talvez um Season Pass para Village. (o qual tem uma análise aqui, leia lá! Está muito boa :D)

SEGA

Aguardando ansiosamente para punir orks, façam um Space Marine 2!
FOR THE EMPEROR!!

Recentemente, tivemos um evento comemorativo com a franquia Warhammer, especialmente na Steam. Sabemos que a franquia é vasta e tem uma legião de fãs por todo o mundo. Consequentemente, poderemos receber informações sobre o novo Total War da franquia de fantasia, assim como algumas gameplays dos inúmeros jogos em desenvolvimento e, já anunciados, nos últimos dias.

Colocando a franquia Warhammer de lado, provavelmente teremos informações sobre os novos títulos do ouriço azul em desenvolvimento. E rumores apontam para lançamento de coletâneas de jogos clássicos, e tem até alguns falando sobre um novo jogo do Shadow?!

E obviamente, não poderia faltar nada sobre o universo Yakuza. Nada vazou ou foi ouvido sobre a série recentemente, mas especulo que a sequência de Judgment seja anunciada, assim como algum teaser de Yakuza 8, talvez.

Ah, existe a Atlus também, não? Por mais que a maioria dos rumores apontem para que a gigante de RPGs, participará apenas na conferência da Nintendo, alguns dizem que o port de Persona 5 Royal, será anunciado para os consoles da Microsoft e para o PC também.

Warner Bros

Curiosamente, a Warner Bros fará uma breve conferência, apresentando apenas informações de Back 4 Blood. Não se sabe ao certo o motivo da insegurança, mas fãs estão muito desapontados pela falta de novidades dos jogos anunciados no ano passado.

Apresentando uma nova gameplay, e alguns especulam para uma nova Beta para compradores da pré-venda, a recepção da antiga Beta fora muito amarga pois, estaria repleta de bugs e conceitos problemáticos, sendo que o jogo está numa janela muito próxima de lançamento. Esperemos que os problemas tenham sido corrigidos.

Assim, só o tempo nos trará informações sobre o novo jogo de Harry Potter, Suicide Squad e Batman.

Considerações finais

Com exceção da conferência da Microsoft, estou extremamente curioso para o que vai ser anunciado nas conferências da Gearbox e Take-Two. Raramente vimos uma participação tão ativa das mesmas no evento, então é sempre algo que pega qualquer fã de surpresa.

E novamente, todas as informações prestadas aqui, são especulações e rumores. Caso algo venha a ser real, provavelmente vou jogar na loteria.

Conhecedor dos estudos históricos/professor , amante da arte dos vídeo-games, streamer, ex pro-player de HearthStone e artista.