Cyberpunk 2077 foi anunciado há 8 anos e sofreu diversos adiamentos durante esse tempo. A desenvolvedora polonesa CD Projekt Red, responsável também pelo aclamado The Witcher 3(2015), adiou a data de lançamento do jogo para o dia 19 de novembro de 2020, e se desculpou alegando precisar de mais tempo para finaliza-lo. Apesar disso, sua equipe seguiu revelando novidades através da livestream Night City Wire, que já conta com dois episódios. Então, o que sabemos até agora sobre essa que é uma das maiores promessas para o mundo dos games em 2020?
Anunciado em 2012, Cyberpunk 2077 é um shooter em primeira pessoa mesclado com elementos de RPG, inserido numa proposta de mundo aberto com diferentes opções de escolha e customização. A famosa estética cyberpunk é uma vertente do gênero de ficção cientifica, e engloba distopias futuristas marcadas pelo avanço tecnológico dentro de um caótico contexto político e social. Exemplos desse subgênero podem ser encontrado em filmes e animes como Blade Runner (1982), Akira (1988) e Ghost In The Shell (1995).
A narrativa segue as tradições do universo cyberpunk, mas ainda apresenta muitos mistérios, visto que seu rumo pode variar conforme as escolhas do jogador. Aliás, foi revelado que a história começa já com uma decisão que altera seu início. Essa escolha nos permite ser: Nômade, Street Kid ou Corp. São três planos de fundos diferentes pro protagonista V, que nos enviará pra diferentes localidades no mapa, com acesso à diferentes personagens. Esse aspecto não limita nosso acesso ao conteúdo do jogo, alterando apenas a ordem dos acontecimentos.
Quanto à jogabilidade teremos três opções de classes: Solo – voltada pro combate com armas; Techie – um suporte focado no desenvolvimento de tecnologias; E Netrunner – contará com habilidades hackers e furtivas. O jogo apresentará também NPC’s de diferentes classes, provenientes do TRPG Cyberpunk 2020 (1988), que foi utilizado como base para diversos elementos do novo título da CD Projekt.
Vale constar que a evolução de nossas habilidades não está presa somente à classe escolhida. E sua mecânica contará com vastas opções de modificações robóticas no corpo de nosso personagem principal. Segundo o primeiro episódio de Night City Wire, podemos viver memórias e sentimentos dos antigos donos das peças que utilizarmos, através de uma mecânica chamada Brain Dance.
Não podemos deixar de fala sobre sobre a participação do ator Keanu Reeves, que interpretará o personagem Johnny Silverhand, músico de uma banda chamada Samurai. Este vai servir como uma espécie de inspiração para o protagonista. Vale lembrar que sua revelação no jogo gerou altas expectativas na E3 de 2019.
Ainda na área do audiovisual, o universo do jogo ganhará um anime intitulado Cyberpunk: Edgerunners, produzido pela Trigger, estúdio responsável por Kill la Kill. A produção deve chegar em 2022 e vai contar com Akira Yamaoka, compositor da trilha sonora de Silent Hill.
Após 8 anos de produção, Cyberpunk 2077 chegará no dia 19 de novembro para PC, Playstation 4 e Xbox One.